Arquivo

A partir de janeiro, os servidores da prefeitura do Rio deverão voltar a fazer a prova de vida. Com o retorno da obrigatoriedade, os cerca de 72 mil servidores inativos e os 14 mil pensionistas do Funprevi devem ficar atentos ao recadastramento anual. 
A medida estava interrompida desde 2019, por motivo de segurança e prevenção de saúde, em função da pandemia do novo coronavírus, uma vez que obrigaria o comparecimento, às agências do banco, de muitos idosos ou pessoas em risco maior.
A prova de vida seguirá o mesmo método dos anos anteriores, ou seja, presencialmente, exclusivamente no Banco Santander, e com a ordem de chamada pelo final de matrícula.
Assim, os primeiros a serem chamados serão agora os detentores do final de matrícula 1, que terão todo o mês de janeiro, para efetuarem o procedimento. A seguir, em fevereiro, virão os de final de matrícula 2, e assim por diante: final 3, março; final 4, abril; final 5, maio; final 6, junho; final 7, julho. final 8 , agosto; final 9, setembro até o final 0, em outubro, quando termina a etapa. Quando o segurado ou pensionista possuir duas matrículas, o recadastramento deverá ocorrer no mês do final de matrícula mais próximo do inicio do recadastramento.

Para efetuar a prova de vida, basta o interessado apresentar, em qualquer agência do Banco Santander do País, documento de identidade válido em todo o território nacional e a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Caso o servidor ou o pensionista não possa comparecer ao banco, por algum motivo, deverá consultar a portaria, na página do Instituto, http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio, ou entrar em contato com o Disque Servidor, no telefone: (21) 2599-4746, para orientação sobre o procedimento a ser adotado.

A prova de vida periódica visa ao aperfeiçoamento constante do cadastro geral de dados do Previ-Rio, a fim de prover o Instituto com as atualizações necessárias, que garantam o pagamento regular dos ex-servidores da Cidade e a seus dependentes, prevenindo fraudes e depósitos indevidos.

Todas as regras e o calendário do recadastramento estarão na portaria publicada na edição do Diário Oficial do Rio desta quarta-feira, 15. 
Calendário da prova de vida
Final de matrícula      Mês 

 
1                             Janeiro 

2                             Fevereiro

3                             Março 

4                             Abril

5                             Maio

6                             Junho

7                             Julho

8                             Agosto

9                             Setembro

0                             Outubro


Vale lembra que se entende como Final de Matrícula, o último algarismo antes do dígito verificador. Na matrícula 000.367-9, por exemplo, o final é 7, sendo julho o mês do comparecimento.