Governo vai fazer esforço para recompor orçamento do INSS, diz Casa Civil Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos para não ter a suspensão de benefícios pela falta de prova de vida. No fim do ano passado, o órgão definiu o calendário para a realização do procedimento para os beneficiários que não realizaram o procedimento desde o ano de 2020. 
Assim, ficou definido que os bloqueios para os segurados que deveriam ter feito a prova de vida até dezembro de 2020, a data-limite é até o mês que vem. Já para quem deveria ter realizado o recadastramento de janeiro a junho de 2021, o prazo é março de 2022. 
Ainda de acordo com o calendário, quem deveria ter feito nos meses de julho e agosto de 2021, será necessário fazer o procedimento em abril e, por fim, setembro e outubro de 2021, será necessário fazer em maio.
Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021.
Outra medida instituída pelo órgão é que ficou definido que a suspensão para quem não fizer a prova de vida no mês de aniversário, no período de janeiro a junho de 2022, só será realizada a partir de julho de 2022.
O documento também autoriza as instituições financeiras responsáveis pelo pagamento a realizar a prova de vida no mês anterior ao mês de aniversário do titular do benefício.
"A partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022", diz um trecho da portaria.
A norma anterior previa o bloqueio a partir de janeiro de 2022. Em razão da pandemia da covid-19, desde março de 2020, o INSS realiza os pagamentos, mas sem bloqueio, suspensão ou fim do benefício no caso de não realização da prova de vida.
Como fazer prova de vida
A prova de vida pode ser feita dentro de casa. Para isso, o beneficiário precisa acessar um dos aplicativos, Meu INSS ou Meu Gov.br, e seguir as instruções. Após realizar a prova de vida por biometria facial, o segurado pode consultar o resultado pelo Meu INSS.
O beneficiário que tiver mais de 80 anos ou dificuldade de locomoção não precisará ir até o Banco. Pode solicitar que um servidor do INSS vá até ele ou até mesmo nomear um Procurador, mas para isso precisa solicitar um dos seguintes serviços no Meu-INSS: - Solicitar Prova de Vida - Dificuldade de Locomoção - Atendimento à distância - Solicitar Prova de Vida - Maior de 80 anos - Atendimento à distância - Cadastrar ou Renovar Procuração - Atendimento à distância.
Segundo o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber seus benefícios. Isso significa aproximadamente 3 milhões de pessoas por mês.