Vazamentos de dados acontecerão com "alguma frequência", diz Campos NetoDivulgação/Banco Central do Brasil

Rio - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira, 11, que os vazamentos de dados relacionados com o Pix ainda vão acontecer "com alguma frequência".
"Como nós entendemos que esse mundo de dados vai cada vez crescer mais exponencialmente, os vazamentos vão acontecer com alguma frequência. E não queremos banalizar os vazamentos porque a gente vai atacar todos os vazamentos para que eles sejam o mínimo possível", afirmou Campos Neto.
O presidente do BC também destacou que nenhum dos três vazamentos de dados do Pix expôs informações sensíveis dos usuários. "A gente tem vazamento, às vezes, que é nome e CPF, nome e CPF têm no talão de cheque da pessoa. Então você tem, às vezes, o vazamento de telefone, que a chave é o telefone celular, mas grande parte das pessoas tem o telefone celular aberto, você entra em um sistema de consulta, bota o nome e acha o telefone."
Campos Neto também disse que apesar de nenhuma pessoa ter sofrido dano com os vazamentos, o Banco Central tem feito questão de anunciar todos os vazamentos de dados.
Os vazamentos
Na quinta-feira, 3, o Banco Central identificou o vazamento de dados de 2,1 mil chaves Pix, correspondente a clientes da Logbank Soluções em Pagamentos. Desde a criação do sistema em novembro de 2020, este foi o terceiro vazamento de informações relacionados ao modelo de transferência de dinheiro.
Segundo o BC, o vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos não foram expostos.
O incidente aconteceu nos dias 24 e 25 do mês passado e expôs os seguintes dados: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número da conta. Todas as pessoas que tiveram informações expostas receberão avisos, mas o BC não informou como as vítimas serão notificadas. Segundo o BC, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também foi avisada.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Logbank do sistema do Pix.
Em agosto, ocorreu o vazamento de dados 414,5 mil chaves Pix por número telefônico do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

No último dia 21, foi a vez de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento terem informações vazadas. Nos dois casos, na ocasião foram vazados dados cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários.