Liberação para saque do abono salarial do PIS/Pasep ficará disponível até o dia 29 de dezembroMarcello Casal/JrAgência Brasil

Rio - A consulta ao dinheiro "esquecido" em bancos já pode ser feita pelo novo site oficial do Sistema Valores a Receber a partir desta segunda-feira, 14. No momento da consulta, o cliente saberá se tem valor a receber. Em caso de dinheiro na instituição financeira, a pessoa receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente, que será feito a partir do dia 7 de março. A autarquia elaborou o calendário para saque desse dinheiro. As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa. 
O calendário será do dia 7 ao dia 25 do próximo mês, mas ainda haverá uma data de repescagem. O cronograma será dividido em pessoas nascidas antes de 1968, entre 1968 e 1983 e após 1983. Confira abaixo o calendário:
Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3
 
 
Quando receber a data, o cliente deve conferir se foi agendado para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se esquecer ou perder a data e o período, o BC explica que não há problema.
 
"Consulte novamente e receba a mesma informação. Não deixe de voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Se não comparecer nessa data e período, você terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h", esclareceu a instituição.

De acordo com o BC, basta o CPF ou CNPJ, mas a pessoa precisará de um login Gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber na data e período agendados para consulta e resgate. Vale ressaltar que não será possível acessar o sistema com seu login Registrato. Se você ainda não tem login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store).

A instituição ainda alertou sobre golpes do "dinheiro esquecido", reforçando que o único site para consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.br. "Não enviaremos links e ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber", informou o BC.
 
Passo a passo

1 - Acesse a página valoresareceber.bcb.gov.br;

2 - Digite o seu CPF e sua data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura, caso a consulta seja para pessoa jurídica;

3 - Se tiver valor a receber, você será informado da data em que poderá entrar no Sistema Valores a Receber (SVR), além de saber o valor disponível e como solicitar a devolução.