Os recursos do FGTS só poderão ser usados para cobrir o financiamento do primeiro imóvel próprio.Agência Brasil

Os trabalhadores formais com contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem fazer a partir desta sexta-feira, 8, a consulta para saber quanto poderão resgatar do benefício. A quantia a ser retirada dependerá do saldo disponível no fundo. No mês passado, o governo federal anunciou a liberação do saque extraordinário para resgate de até R$ 1 mil.
A consulta poderá ser feita pelo site (fgts.caixa.gov.br), pelo aplicativo FGTS ou nas agências da Caixa Econômica. Nas plataformas, os trabalhadores precisam informar o Número de Identificação Social (NIS) (PIS/Pasep) ou CPF, clicar em "Não sou robô" e continuar. Os trabalhadores com direito ao saque poderão consultar a data prevista e o valor que será creditado. 
No aplicativo, disponível para download na App Store e Google Play Store, os trabalhadores também podem seguir o mesmo processo para consultar o saldo. Lá, ao entrar, deverão digitar o CPF e clicar em "Próximo" para ir adiante na pesquisa. O banco informou que, nesta sexta-feira, no dia da abertura da consulta lançará uma nova versão do aplicativo FGTS, com funcionalidades para consulta de informações sobre o saque extraordinário do fundo. Além das informações  de saldo e data para saque, também será possível realizar a inclusão de informações cadastrais para a criação de conta poupança social digital, aberta automaticamente pela instituição em nome dos trabalhadores para liberação do benefício.
Com as novas funcionalidades, os trabalhadores poderão, ainda, informar que não desejam receber o saque extraordinário do FGTS. Neste caso, o débito não será realizado na conta do fundo. Também na nova versão da ferramenta, caso já tenha ocorrido o crédito dos valores, os trabalhadores, ainda assim, podem optar pelo desfazimento do crédito automático na conta poupança social digital até 10 de novembro deste ano.
A instituição esclarece que, caso o crédito dos valores tenha sido feito e a conta não seja movimentada até 15 de dezembro deste ano, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.
Saque extraordinário 
O calendário de pagamento começará no dia 20 deste mês e irá até o dia 15 de junho. O saque extraordinário prevê a retirada de aproximadamente R$ 30 bilhões por cerca de 42 milhões de trabalhadores. O crédito é feito de forma escalonada, conforme calendário abaixo, que segue o mês de nascimento do trabalhador.
- Nascidos em janeiro recebem em 20 de abril
- Nascidos em fevereiro recebem em 30 de abril
- Nascidos em março recebem em 4 de maio
- Nascidos em abril recebem em 11 de maio
- Nascidos em maio recebem em 14 de maio
- Nascidos em junho recebem em 18 de maio
- Nascidos em julho recebem em 21 de maio
- Nascidos em agosto recebem em 25 de maio
- Nascidos em setembro recebem em 28 de maio
- Nascidos em outubro recebem em 1º de junho
- Nascidos em novembro recebem em 8 de junho
- Nascidos em dezembro recebem em 15 de junho
O saque extraordinário do FGTS ocorrerá uma única vez, considerando o saldo disponível na data de realização do débito na conta do fundo. Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo. Em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

De acordo com a Caixa, não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque aniversário.

Após o crédito dos valores, já será possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo.
O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. Os clientes também podem realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento do banco e nas casas lotéricas.