Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva - Divulgação
Fonte: Imagem/Reprodução: CanvaDivulgação
Certificação financeira, este é o sonho de muitas pessoas que desejam se tornar profissionais e trabalhar no mercado financeiro. Sendo assim, veja a seguir neste artigo, as principais informações sobre este professor e como você também pode fazer parte desta lista de aprovados.

Esta certificação é tida por pessoas que participaram de exames técnicos e são aprovados. O exame é completo por questões sobre o mercado financeiro, finanças, economia e todos os tipos de investimentos.

Além disso, muitas pessoas acreditam que para ter este certificado, é necessário fazer um curso. Mas muito pelo contrário, não é necessário nenhum tipo de curso, você só precisa realizar a prova e ter uma boa quantidade de acertos.

Ainda, é necessário ressaltar que se o seu objetivo é entrar no mercado financeiro, trabalho em banco e demais instituições financeiras, dependendo do cargo que você deseja ocupar, é obrigatório ter este tipo de certificação.

Pensando em você que deseja ter esta certificação financeira, já estudou, procurou métodos, mas mesmo assim está com dificuldades para passar, separamos uma pessoa que pode te ajudar nesta trajetória, veja a seguir mais informações.
Quando surgiu a certificação financeira?
A primeira prova para conseguir a certificação financeira surgiu no ano de 2002. Mas afinal, qual foi a primeira? O primeiro exame criado, foi o CPA-20. Com o surgimento desta certificação, o mercado financeiro teve uma instabilidade, pois não se sabia o futuro da economia.

A economia do país estava passando por alguns problemas, envolvendo o câmbio e muito mais. Com um grande problema econômico no país, foi concluído que este tipo de instabilidade na economia estava acontecendo pela falta de conhecimento dos bancários em relação ao mercado financeiro.

Então, de acordo com a resolução 3.158 que foi criada em 2002, o Conselho Monetário Nacional junto com o Banco Central, passaram a exigir que os profissionais que fossem fazer parte do sistema financeiro, tivessem conhecimentos prévios sobre o assunto. Sendo assim, passou a ser necessário que todos os profissionais comprovem seus conhecimentos por meio de exames de certificação.

Todos os exames são preparados e regularizados por órgãos que possuem conhecimentos técnicos e reconhecidos no mercado.

Neste ano em que teve a resolução do CMN, a Anbid, hoje é a Anbima, esta é a sigla para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, criou o Programa de Certificação. Esta foi uma contribuição para o desenvolvimento sustentável do setor financeiro no país.

Desse modo, as certificações oferecidas no mercado são realizadas pela própria Anbima.
Certificação financeira: Você pode ter o seu certificado aprendendo com Lucas Silva
Se o seu objetivo é ter a certificação financeira, apresento para você o professor Lucas Silva. Mas afinal, quem é Lucas Silva?

Pois bem, Lucas Silva é professor de finanças e também Planejador Financeiro. O mesmo possui uma vasta experiência sobre assessoria de investimentos, consultoria e também planejamento financeiro. Veja as certificações que o mesmo possui:
  • CFP (Certified Financial Planner);
  • CEA (Certificado de Especialista em Investimentos ANBIMA);
  • CPA- 20;
  • CPA-10;
  • Ancord;
  • PQO.
O conhecimento sobre o mercado financeiro passou a ser do interesse de grande parte da população, com o crescimento da tecnologia e internet no país.

“As certificações financeiras mudaram a minha vida e eu sempre quis que outras pessoas pudessem ter a oportunidade de serem aprovadas nessas provas para também conseguirem ganhar mais e ter mais oportunidades. Ano passado, sorteei mais de 150 bolsas integrais de estudo, realizando mais de 125 lives de conteúdo gratuito no Youtube, buscando democratizar essa categoria de ensino”, de acordo com Lucas Silva.

Sendo assim, o Lucas é um professor altamente qualificado que deseja democratizar este conhecimento e passar para quem deseja entrar no mercado e seguir uma carreira neste segmento.
Quais são os cursos de certificação financeira oferecidos por Lucas Silva?
Primeiramente, é importante ressaltar que o processo de certificação financeira é classificado conforme o cargo e atividades que você vai realizar. Sendo assim, quanto maior for o seu cargo, maior vai ser a exigência de diversos certificados.

Com a necessidade da certificação e o pouco conhecimento das pessoas no setor, o Lucas Silva decide propagar estes conhecimentos, para que além de conseguir as certificações, você se torne um profissional qualificado para o setor financeiro.

Desse modo, veja a seguir os cursos que são oferecidos pelo professor Lucas Silva e as principais informações sobre cada um:

Módulo de Formação
Este é um curso que te capacita para o mercado financeiro. O mesmo é gravado por profissionais que fazem ou já trabalharam no setor financeiro.

Neste treinamento, você aprende sobre o cenário macroeconômico, formação da carteira de clientes, como montar portfólio, prospectar clientes, como montar currículo e assim se diferenciar neste mercado.

Aprenda a investir em ações
Este é um treinamento básico de como investir em ações. Além disso, você vai aprender as principais informações sobre estas ações, como que são emitidas, como você pode lucrar com isso, quais corretoras escolher e quais custos pode ter com estes investimentos.

Você também recebe apostila em forma de conteúdo, com todas as informações que você precisa para aprender e fixar o conteúdo.

HP-12C
HP-12C é uma calculadora utilizada no mercado financeiro e todo profissional precisa saber utilizar esta calculadora. Inclusive, é exigido nos exames que você saiba utilizar esta ferramenta.

Sendo assim, o Lucas Silva oferece este aprendizado, para que você possa aprender na prática como utilizar a ferramenta mais exigida para profissionais deste mercado.

Você aprende a fazer cálculos de juros simples, compostos, valor presente, futuro, prestações, taxas de juros, tabela price e muito mais.

CPA-10 e CPA-20
Estas são oferecidas para quem deseja trabalhar em instituições financeiras. Além das aulas, você também recebe materiais escritos, do que foi estudado e visto nas aulas. Assim, você pode fixar ainda mais os conteúdos.

O CPA-10 é para quem deseja iniciar sua carreira no banco, seja com atendimento aos clientes e muito mais. Já o CPA-20 é para profissionais que já trabalham no banco e passaram a trabalhar com o atendimento de clientes de alta renda e muito mais.

Faculdade AAI
Este treinamento é para pessoas que buscam se tornar assessores de investimentos.

Sendo assim, é importante que você tenha a certificação financeira AAI. Você vai aprender tudo sobre a rotina deste profissional, como montar sua carteira de clientes, como se comunicar neste setor, como vender seus serviços e muito mais.

Você também recebe acesso a um material completo sobre o curso e questões para que você possa praticar.

PQO Operacional B3
Esta é uma certificação diferenciada, a mesma é oferecida pela B3, ou seja, a bolsa de valores brasileira, com este certificado, você se diferencia dos outros profissionais que fazem parte do mercado financeiro.

Ancord, CEA e CFP
Estes treinamentos são para pessoas que buscam ter as maiores certificações do mercado financeiro. Sendo assim, são oferecidas para profissionais que buscam ser especialistas e chegar ao topo do sistema financeiro.

Sem contar que estas certificações exigem um conhecimento mais aprofundado, pois nesta etapa, certamente você já trabalha no ramo de atuação, mas deseja se especializar e alcançar patamares maiores.