Prefeitura do Rio de Janeiro Reprodução

Um ataque hacker ao Datacenter da Prefeitura do Rio tirou diversos serviços municipais do ar. Para evitar novos danos, os sistemas fazendários, responsáveis por serviços como Portal Carioca Digital e Nota Carioca, foram suspensos. A ação foi percebida por volta das 2h desta segunda-feira, 15.
A equipe do IplanRio (Empresa Municipal de Informática) informou que conseguiu evitar que sistemas fazendários fossem afetados. Até as 15h uma equipe do Iplan seguia trabalhando para normalizar o sistema com segurança.
Especialistas alertam para riscos
Segundo os especialistas em cibersegurança, Jean Marc Sasson, Head das áreas de Regulação e Novas tecnologias, e Tatiana Coutinho, advogada especializada em privacidade e proteção de dados, com a "digitalização da economia" é necessário se preparar pois sempre existirá esse tipo de crime.
"Em razão da digitalização da economia, tanto a população quanto as empresas e órgãos públicos passaram a ficar mais expostos e sujeitos à ataques hackers. O foco passou a ser 'quando' seremos vítimas deste tipo de crime cibernético", afirmaram.

Segundo eles, "é essencial investir em prevenção com a adoção de medidas técnicas como backup gerenciado, antivírus, e-mails corporativos, firewall, elaboração de um inventário de todos os ativos de TI, de rede, de armazenamento e de IP, identificação de todos os usuários do Data Center e adotar uma sistema de gestão de acesso exclusivo. Medidas administrativas, como políticas de acesso, de informação, privacidade e proteção de dados também são eficientes para minimizar os riscos significativamente".
De acordo com os especialistas, a abordagem adotada pela Prefeitura do Rio é uma resposta comum a esses incidentes. "Apesar da inexistência de uma estratégia universalmente aceita, uma das etapas de resposta a incidentes é a contenção, na qual é preciso isolar a ameaça ou agente malicioso para evitar que afete outros sistemas e prejudique ainda mais o ambiente afetado, como aparentemente fez a Prefeitura".
Nota da Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio informa que a Iplan segue trabalhando para normalizar o sistema do Datacenter que sofreu uma ação hacker na madrugada desta segunda-feira. De forma preventiva, o Portal da Prefeitura e o Carioca Digital e todos os seus serviços foram retirados do ar para preservar os dados.

A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan estão trabalhando para minimizar o impacto e fazer com que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível.