Pelo segundo dia consecutivo, o Datacenter da Prefeitura do Rio continua fora do ar. O sistema, que sofreu uma ação hacker na madrugada desta segunda (15), ainda não retornou, apesar dos trabalhos da Iplan para a normalização. O caso é investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).
Por conta do ataque virtual, o Portal da Prefeitura e o Carioca Digital e todos os seus serviços foram retirados do ar, de forma preventiva, para preservação dos dados.
Entre os serviços afetados, estão os utilizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para a realização de inscrição do CadÚnico. Diante do ocorrido, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) decidiu suspender todos os atendimentos de CadÚnico por prazo indeterminado. Segundo a pasta, a situação será analisada diariamente até que seja possível voltar com o atendimento. Até lá, os cariocas que precisarem do serviço deverão aguardar por novas informações. Os demais serviços seguem funcionando manualmente.
A pasta apontou ainda que, com a realização manual, o tempo nos atendimentos é aumentado. A explicação é que são muitas páginas de cadastro, sendo necessários cerca de 15 minutos para a realização de maneira digital, o que torna o tempo ainda maior manualmente.
Na Secretaria Municipal de Saúde o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede do Iplan não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Assim como o painel de Covid-19, que está com a captura de seus dados afetada.
A rede municipal de ensino não foi afetada pelo ataque cibernético. Os sistemas da Secretaria de Educação que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados aos alunos e professores.
Já o Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente. O Táxi Rio chegou a ser afetado pela manhã, deixando pacientes de hemodiálise e outros tratamentos que dependem do serviço sem ter como ir para as unidades de Saúde, uma vez que a prefeitura disponibiliza o serviço para locomoção dos pacientes. Além disso, os principais serviços prestados à população no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, também ficaram fora do ar e sem condições de atendimento ao público.
Em nota, a prefeitura pediu a compreensão dos cariocas e ressaltou que os servidores da Iplan trabalham para minimizar o impacto e fazer com que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível.
De forma preventiva, a Prefeitura retirou do ar todos os seus serviços, como os sistemas fazendários de arrecadação de IPTU, de emissão de nota fiscal e de pagamento de ITBI. A orientação é que os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca emitam um Recibo Provisório de Serviço (RPS) virtualmente ou em papelarias. A substituição deve ser feita posteriormente. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento informou que publicará uma resolução em que não vai considerar os dias de paralisação como dias úteis.
De acordo com a pasta, a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação. “Os vencimentos dos tributos ocorrem nos primeiros dias úteis do mês e o que for pago após esse período tem o mesmo valor até o último dia útil de agosto”, informa a nota.
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