Fernando Haddad citou 'barbaridades' cometidas pela gestão anterior, que fracassou no avanço da prometida reforma tributáriaRovena Rosa/Agência Brasil
Haddad afirma que governo prepara terreno para aprovar reforma tributária
Ministro da Fazenda diz que sistema tributário coerente reduz margem para que políticos ajam para beneficiar setores específicos
Brasília - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 15, que o governo tem agido para reonerar barbaridades que foram cometidas pela gestão anterior, de forma a preparar o terreno para aprovar uma reforma tributária. Ele participou de evento do BTG Pactual na manhã desta quarta.
Para Haddad, um sistema tributário coerente reduziria a possibilidade de que políticos ajam para beneficiar setores específicos. "Como você não tem um sistema tributário coerente, ninguém vai notar um parafuso em um Frankenstein. É isso que está acontecendo no Brasil: você tem um monstrengo e vai colocando um parafuso, ninguém nota", disse.
Durante a sua fala, o ministro disse que os benefícios tributários concedidos pelo governo estão entre as principais causas de distorção do país. Ele acrescentou que a complexidade sistema tributário causa litigiosidade no país.
O ministro anunciou que vai assinar hoje uma portaria para disciplinar a atuação dos auditores fiscais, de forma a garantir o funcionamento da livre concorrência no Brasil. "Isso é bom para que talentos que tenham vocação ética se sustentem no mercado", afirmou, acrescentando que a Receita e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional vão agir para limpar passivo tributário.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.