Pesquisa entre varejistas mostra que o comércio carioca estima um aumento de 2,5% nas vendas para os produtos na Páscoa deste ano Marcelo Camargo/Agência Brasil

Faltam poucas semanas para a Páscoa, e o preço dos ovos assusta os consumidores. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas, o chocolate aumentou 12% nos últimos 12 meses. Com a maior alta em seis anos, a saída para presentear sem comprometer o orçamento é pesquisar e buscar alternativas.
Para muitas pessoas, o ovo de chocolate tem valor afetivo. A universitária Anna Bustamante diz que o produto sempre foi importante nessa época do ano. “Na minha família, nós tínhamos a tradição de esconder os ovos que eu ganhava dos meus pais, tios, avós e até de conhecidos”, conta. Depois de atingir a maioridade, Anna tentou continuar o costume com seus primos menores, mas não conseguiu. “Os valores estão descomunais”, afirma.
A alta dos preços tem diferentes motivos. Diego Hernandez, economista e CEO da Ativo Investimentos, explica que um deles é a oferta da matéria-prima, que pode sofrer “interferência do clima”. Ele também comenta que “os custos de produção fazem com que o produtor seja obrigado a repassar o aumento para o consumidor final”. Os principais ingredientes do chocolate — cacau, açúcar e leite em pó — tiveram alta em 2022.
Um motivo de preocupação em relação aos preços no varejo é a crise das Lojas Americanas. Com uma dívida de mais de R$ 40 bilhões, a empresa teve seu pedido de recuperação judicial atendido. No documento, um dos argumentos foi o impacto que a quebra poderia ter até mesmo no preço dos ovos de Páscoa: “Apenas para elucidar o impacto do Grupo Americanas no setor varejista, [...] a crise do grupo pode afetar até mesmo o preço do ovo de Páscoa, pois se trata da maior varejista de ovos de Páscoa do mundo!”.
Hernandez explica que “concorrência é um fator preponderante para se ter um preço mais justo e certamente a ausência de um canal de venda importante gera uma maior concentração e, por consequência, a possibilidade de maiores preços”. No entanto, a varejista negou que irá diminuir a oferta de produtos nesta Páscoa. Em um comunicado publicado na imprensa como informe publicitário, o presidente executivo interino da Americanas S.A, João Guerra, afirmou que “as lojas seguem abertas e com as prateleiras cheias”.
Buscar alternativas
Segundo uma pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu 350 lojistas da cidade, o comércio carioca estima um aumento de 2,5% nas vendas para a Páscoa, não se restringindo apenas aos ovos de chocolate.
Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, diz que o comércio aposta na festividade oferecendo outros produtos como bichos de pelúcia, brinquedos, jogos eletrônicos, cartões criativos e kits montados nas papelarias ao gosto do cliente, roupas (infantis e de adultos), joias e bijuterias entre outros artigos.
Uma das formas encontradas para gastar menos sem deixar de aproveitar a Páscoa é investir em presentes diferentes do tradicional. Um dos preferidos dos consumidores são os ovos artesanais, que entregam o mesmo formato por preços menores. Dona de uma loja de chocolate, Yasmin Pereira aponta as razões para a substituição. “Nós estamos vendo as coisas permanecerem com os mesmos valores, mas em tamanhos menores, ou com preços muito mais altos. Com os ovos artesanais é o contrário, nós tentamos sempre aumentar a qualidade”.
Este também pode ser um momento de passar mais tempo com a família e tentar fazer os próprios ovos. Para Anna, essa foi a alternativa encontrada na páscoa de 2022. “Eu gosto das barras de chocolate, mas sei que para as crianças não tem a mesma graça”, diz. “Por isso, no ano passado, eu e minha irmã fizemos ovos caseiros, menorzinhos, mas meus primos ficaram bastante satisfeitos.”
Os ovos de chocolate, um dos maiores símbolos da Páscoa, ainda são os preferidos dessa época. Para as crianças, os doces são acompanhados de brinquedos e, para os adultos, as embalagens tornam o presente mais atrativo. Para quem não abre mão de ir às compras, a solução é pesquisar e ir atrás dos melhores preços.
Preços dos ovos de Páscoa
Lacta
Um dos chocolates preferidos da Lacta é também um dos ovos mais baratos. O Diamante Negro de 175g pode ser comprado por R$ 39,99 pelo site da marca. Já o ovo mais caro é o ‘Favoritos’ de 560g, vendido por R$ 85,99.
Nestlé
O famoso ovo de Kit Kat é um dos mais caros vendidos pela Nestlé. Com 332g, ele custa R$ 74,99 no aplicativo da Lojas Americanas. Para quem quer optar por um produto mais barato, a marca tem algumas opções: Classic Ao Leite (186g), Prestígio (207g) e Galak (185g). Todos vendidos por aproximadamente R$ 59,99.
Americanas
Apesar dos recentes problemas, a Americanas continua tendo uma das maiores variedades de marcas de produtos do varejo. A rede oferece ainda sua marca própria, a Delicce. Para quem vai presentear a criançada é bom ficar de olho, pois são muitas opções temáticas: Turma da Mônica, boneca LOL, Naruto, Patrulha Canina, Hello Kitty e outros. Os ovos menores de 80g são vendidos por R$ 29,99. Já os maiores, com brinquedos, custam R$ 69,99.
Kopenhagen
Conhecida por ter um dos chocolates mais caros do mercado, muitos consumidores apostam na marca pela qualidade. O ovo com o preço mais baixo oferecido pela Kopenhagen em seu site é o Mil Delícias ao Leite de 200g, também disponível na versão chocolate branco, por R$ 69,99. Já o ovo mais caro tem um preço salgado. Com 1,5 Kg, o Deluxe Edição Especial 95 Anos custa R$ 699,99. O preço é equivalente a 53% de um salário-mínimo.
*Preços pesquisados na segunda semana do mês de março
Reportagem da estagiária Alexia Gomes, sob a supervisão de Marlucio Luna