A reabertura do Sesc Grussaí gerou 176 novos postos de trabalhoDivulgação

Depois de uma temporada de Réveillon, férias de verão e carnaval, que recepcionou mais de 500 mil pessoas, com média de 10 a 15 mil participantes nos eventos de fim de semana organizados pelo município e até 30 mil pessoas no carnaval, a reabertura do grande complexo de hospedagem e lazer do Sesc RJ em Grussaí levou São João da Barra a recuperar seu protagonismo econômico entre os destinos turísticos do norte do Estado do Rio de Janeiro.
Confirmando que turismo e negócios andam de mãos dadas, a reabertura do empreendimento de 1,8 milhão de metros quadrados, que retomou sua operação neste Réveillon, leva à região a bandeira de desenvolvimento característica do Sistema Fecomércio RJ.
A volta da unidade não foi um estímulo apenas para o lazer e o turismo na região. A economia local também foi favorecida com a geração de 176 postos de trabalho e a contratação de 1.169 fornecedores, comprovando a importância e a contribuição do Sesc no desenvolvimento regional.
A criação de novos empregos beneficiou, principalmente, a população de São João da Barra, já que 106 cargos (cerca de 60%) são ocupados por moradores do município. Outros 68 colaboradores contratados são provenientes de Campos.
Foram recrutados profissionais para mais de 30 cargos, como analista de esporte e recreação, instrutor de pilates, enfermeiro, operador de luz e som, programador visual, atendente de recepção de hotel, entre outros.
“O nosso grande objetivo, além de proporcionar mais uma opção de lazer aos comerciários, é reaquecer a economia da região, contratando profissionais e empresas qualificadas para nos ajudarem a reerguer o Sesc Grussaí”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Ele destaca que, para além de um novo empreendimento de lazer e hospedagem, a chegada do Sesc RJ ao Norte Fluminense oferece à região maior acesso à toda gama de serviços, assistência e lazer que compõe o compromisso do Sesc RJ com os moradores do estado.
Segundo a gerente geral Christiane Caetano, o Sesc Grussaí fechou o primeiro trimestre de funcionamento sob a administração do Sesc RJ com 74% de quartos ocupados, com pico de 88% em alguns períodos. Atualmente o local opera com 145 unidades habitacionais, entre apartamentos e chalés. Para as férias de julho, serão disponibilizados mais 38 quartos.
Os números são promissores e reafirmam o potencial turístico de São João da Barra. De acordo com a administração municipal, a alta temporada movimentou R$ 25 milhões nos diversos segmentos do comércio e de serviços.
Sobre o Sesc Grussaí
Um grande complexo de turismo e lazer ressurge no Norte Fluminense. Com 1,8 milhão de metros quadrados e dois terços de área preservada, o Sesc Grussaí, em São João da Barra, é a primeira unidade do Sesc RJ na região — e uma das maiores do país —, e representa a oferta de bem-estar social, cultura e lazer que compõe os pilares de atuação do Sesc RJ.
Contando com capacidade total de cerca de 600 unidades de hospedagem, o Sesc Grussaí retomou as operações inicialmente com cerca de 150 unidades com capacidade para 2 a 6 pessoas. Entre as comodidades oferecidas estão restaurante, lanchonete, loja de conveniência, piscinas, quadras esportivas, parques infantis, pista de skate e de patinação, anfiteatro ao ar livre, sala de convivência, sala de leitura, espaço brincante, sala de vídeo, salão multiuso, espaços para oficinas de arte e tecnologia, praças e muita área verde.
O complexo foi construído com estruturas de lazer para atender pessoas de todas as idades, sendo um espaço acolhedor para as famílias. Os quartos são equipados com wi-fi, Smart TVs com mais de 100 canais, secador de cabelo, cofre e outras facilidades para o conforto dos hóspedes. O espaço também conta com réplicas do Taj Mahal, de Pagode Chinês e de uma Casa de Chá japonesa, além de alguns vagões da antiga Maria Fumaça, que foram preservados.