Artigos do segmento de festas sobre o NatalAna Carolina Manzzi / Agência O Dia

A Celebra Show, maior feira de negócios B2B, que reúne o mercado de celebrações do Brasil e do exterior começou nesta quarta-feira, 31, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que promove oportunidades de negócios entre lojistas e outros profissionais do setor junto aos mais de 210 expositores nacionais e internacionais, vai até sábado, 3. O objetivo é ajudar cerca de 97% das empresas afetadas pela pandemia de covid-19.

Organizado pela Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), a feira conta com os maiores profissionais de cada um dos seguimentos de celebrações, como Natal, festas, parques, eventos sociais, Halloween, confeitaria e balões, e recebe delegações do Peru, Argentina e do Paraguai. A programação do evento está disponível no site da Celebra Show.
Segundo o presidente da ABCasa, Eduardo Cincinato, além de conectar visitantes e expositores que estão fazendo a diferença no mercado brasileiro, e proporcionar talks em torno das tendências e novidades da área, a feira deve contribuir com a movimentação de 80 bilhões em novos negócios neste ano para o setor.
"A expectativa é receber 50 mil visitantes durante os quatro dias de evento. Nós fortaleceremos a nossa parceria com os clientes, apresentando o que há de mais atual em termos de tendências e produtos inovadores. Criamos esse espaço para inspirarmos todos os nossos visitantes a olharem os seus negócios e enxergarem todas as oportunidades que esse mundo das celebrações pode proporcionar", destaca Cincinato.
Após a pandemia de Covid-19, o setor de festas e eventos tenta recuperar o espaço perdido. Visando a esse segmento, a feira promove novas oportunidades de negócio para 97% das empresas afetadas pelo período.
"Teremos a oportunidade de reconectar e fortalecer parcerias, promovendo novas oportunidades e negócios para todos os nossos visitantes. Além disso, é importante lembrar que a Celebra Show não é apenas uma oportunidade de negócio, mas um espaço de inspiração e conexão humana", acrescenta o presidente da ABCasa.
O destaque da Celebra Show deste ano é o segmento de festas sobre o Halloween (Dia das Bruxas), data comemorada no dia 31 de outubro, tradicional dos Estados Unidos, mas também celebrada em vários países do mundo. No Brasil, pouco a pouco tem conquistado o seu espaço e chamado a atenção dos empreendedores do setor. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, as vendas de fantasias e adereços em 2022 aumentaram aproximadamente 15% em relação ao ano anterior.
Segundo Guilherme Aguila, gerente de Marketing da Cromus, a empresa tem triplicado a linha todos os anos para suprir a demanda doo mercado.
"A gente decidiu investir no Halloween, porque a gente acredita que é uma festa que está crescendo muito. É uma festa que é muito divertida, ela marca muito as crianças, então é uma festa que tem muito potencial. Trouxemos uma linha super completa, com bonecos com movimento, acessórios para decoração, é uma linha que está fazendo muito sucesso", avalia.
O comprador Marcos Oliveira é representante da Nasapan Festas. Ele saiu de Rondônia para conferir as novidades oferecidas durante a feira.
"O Halloween, apesar de ser pouco conhecido no Brasil, vem aumentando muito. Dentro da minha loja a gente vem percebendo que a cada ano que passa, essa data tem se tornado mais importante no nosso calendário. Então, a gente tem feito investimentos maiores nas nossas lojas, pela grande procura".
De acordo com Oliveira, a festividade registra um crescimento de 20% ao ano na loja. "Com esse boom nos negócios, consequentemente a gente busca coisas diferentes, e aqui na feira a gente encontra. Com a questão de ser importado, a gente consegue pegar os produtos em primeira mão", explica.
Outro setor de grande procura, tanto das empresas quanto dos consumidores finais, são os artigos de Natal. Em 2022, por exemplo, o faturamento das empresas de eventos foi cerca de 30% maior em comparação ao ano anterior, segundo o Sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sechosc-DF). Pensando nos novos investimentos, a feira conta mais de 50 expositores desse segmento.
Jonathan Fernandes, coordenador comercial da Tok da Casa, acredita que os clientes entendem o evento como uma oportunidade de bons negócios e espera fazer mais de 2.500 atendimentos durante os quatro dias de evento.
"Os clientes gostam de vir até a feira, geralmente por entender o conceito do Natal, o que essa data proporciona, enxergam nos itens natalinos como o maior evento do ano, mais inclusive do que o próprio Dia das Mães, que é uma data comemorativa muito expressiva", afirma.
"O nosso segmento vem crescendo ano a ano, então de 2022 para 2023 a gente está numa previsão de crescimento de aproximadamente de 13% a 15%. A expectativa é encerrar o ano com 28% a 30% a mais do que o ano anterior", conclui.
A compradora Joyce Kist, do interior do Paraná, é nova no mercado de decoração de Natal. Ela conta que a sua empresa nasceu na pandemia de covid-19, voltada para a parte de organização e soluções para a vida da mulher, mas que os consumidores começaram a pedir mais detalhes sobre a temática.

"Começamos com o Natal mais voltado para a mesa posta, tanto na parte de mentoria e consultoria quanto na montagem de uma mesa, como louças temáticas. A gente veio pra conhecer esse mundo natalino, o que vai além da mesa posta e estamos encantados com a oportunidade e com a feira. É a primeira vez que eu venho em uma feira assim, e é algo totalmente inovador", afirma.
A feira também conta com palestras com os maiores nomes do mercado de celebrações. Os palestrantes promovem provas, orientações e abordam diversos temas sobre o desenvolvimento de negócios para cada segmento do setor de celebrações, como comunicação, empreendedorismo, inovações e marketing.
Entre os palestrantes, estão nomes de destaque do mercado nacional, como Rick Zavala (artista e confeiteiro vencedor da Batalha dos Confeiteiros Brasil) e o vice-presidente da Cacau Show, Daniel Roque.
Sorteio de R$ 100 mil

A Celebra Show sorteará R$100 mil reais em vales-compras para os visitantes. Serão realizados sorteios diários até a sexta-feira, 2, às 18h e, no sábado, 3, às 15h. Serão sorteados: 3 prêmios de R$ 10 mil, 5 prêmios de R$ 5 mil, 10 prêmios de R$ 2 mil e 25 prêmios de R$ 1 mil.
* A repórter viajou a convite da ABCasa