A Celebra Show, maior feira de negócios B2B, que reúne o mercado de celebrações do Brasil e do exterior começou nesta quarta-feira, 31, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que promove oportunidades de negócios entre lojistas e outros profissionais do setor junto aos mais de 210 expositores nacionais e internacionais, vai até sábado, 3. O objetivo é ajudar cerca de 97% das empresas afetadas pela pandemia de covid-19.
Organizado pela Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), a feira conta com os maiores profissionais de cada um dos seguimentos de celebrações, como Natal, festas, parques, eventos sociais, Halloween, confeitaria e balões, e recebe delegações do Peru, Argentina e do Paraguai. A programação do evento está disponível no site da Celebra Show.
Segundo o presidente da ABCasa, Eduardo Cincinato, além de conectar visitantes e expositores que estão fazendo a diferença no mercado brasileiro, e proporcionar talks em torno das tendências e novidades da área, a feira deve contribuir com a movimentação de 80 bilhões em novos negócios neste ano para o setor.
"A expectativa é receber 50 mil visitantes durante os quatro dias de evento. Nós fortaleceremos a nossa parceria com os clientes, apresentando o que há de mais atual em termos de tendências e produtos inovadores. Criamos esse espaço para inspirarmos todos os nossos visitantes a olharem os seus negócios e enxergarem todas as oportunidades que esse mundo das celebrações pode proporcionar", destaca Cincinato.
Após a pandemia de Covid-19, o setor de festas e eventos tenta recuperar o espaço perdido. Visando a esse segmento, a feira promove novas oportunidades de negócio para 97% das empresas afetadas pelo período.
"Teremos a oportunidade de reconectar e fortalecer parcerias, promovendo novas oportunidades e negócios para todos os nossos visitantes. Além disso, é importante lembrar que a Celebra Show não é apenas uma oportunidade de negócio, mas um espaço de inspiração e conexão humana", acrescenta o presidente da ABCasa.
O destaque da Celebra Show deste ano é o segmento de festas sobre o Halloween (Dia das Bruxas), data comemorada no dia 31 de outubro, tradicional dos Estados Unidos, mas também celebrada em vários países do mundo. No Brasil, pouco a pouco tem conquistado o seu espaço e chamado a atenção dos empreendedores do setor. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, as vendas de fantasias e adereços em 2022 aumentaram aproximadamente 15% em relação ao ano anterior.
Segundo Guilherme Aguila, gerente de Marketing da Cromus, a empresa tem triplicado a linha todos os anos para suprir a demanda doo mercado.
"A gente decidiu investir no Halloween, porque a gente acredita que é uma festa que está crescendo muito. É uma festa que é muito divertida, ela marca muito as crianças, então é uma festa que tem muito potencial. Trouxemos uma linha super completa, com bonecos com movimento, acessórios para decoração, é uma linha que está fazendo muito sucesso", avalia.
O comprador Marcos Oliveira é representante da Nasapan Festas. Ele saiu de Rondônia para conferir as novidades oferecidas durante a feira.
"O Halloween, apesar de ser pouco conhecido no Brasil, vem aumentando muito. Dentro da minha loja a gente vem percebendo que a cada ano que passa, essa data tem se tornado mais importante no nosso calendário. Então, a gente tem feito investimentos maiores nas nossas lojas, pela grande procura".
De acordo com Oliveira, a festividade registra um crescimento de 20% ao ano na loja. "Com esse boom nos negócios, consequentemente a gente busca coisas diferentes, e aqui na feira a gente encontra. Com a questão de ser importado, a gente consegue pegar os produtos em primeira mão", explica.
fotogaleria
Outro setor de grande procura, tanto das empresas quanto dos consumidores finais, são os artigos de Natal. Em 2022, por exemplo, o faturamento das empresas de eventos foi cerca de 30% maior em comparação ao ano anterior, segundo o Sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sechosc-DF). Pensando nos novos investimentos, a feira conta mais de 50 expositores desse segmento.
Jonathan Fernandes, coordenador comercial da Tok da Casa, acredita que os clientes entendem o evento como uma oportunidade de bons negócios e espera fazer mais de 2.500 atendimentos durante os quatro dias de evento.
"Os clientes gostam de vir até a feira, geralmente por entender o conceito do Natal, o que essa data proporciona, enxergam nos itens natalinos como o maior evento do ano, mais inclusive do que o próprio Dia das Mães, que é uma data comemorativa muito expressiva", afirma.
"O nosso segmento vem crescendo ano a ano, então de 2022 para 2023 a gente está numa previsão de crescimento de aproximadamente de 13% a 15%. A expectativa é encerrar o ano com 28% a 30% a mais do que o ano anterior", conclui.
A compradora Joyce Kist, do interior do Paraná, é nova no mercado de decoração de Natal. Ela conta que a sua empresa nasceu na pandemia de covid-19, voltada para a parte de organização e soluções para a vida da mulher, mas que os consumidores começaram a pedir mais detalhes sobre a temática.
"Começamos com o Natal mais voltado para a mesa posta, tanto na parte de mentoria e consultoria quanto na montagem de uma mesa, como louças temáticas. A gente veio pra conhecer esse mundo natalino, o que vai além da mesa posta e estamos encantados com a oportunidade e com a feira. É a primeira vez que eu venho em uma feira assim, e é algo totalmente inovador", afirma.
fotogaleria
A feira também conta com palestras com os maiores nomes do mercado de celebrações. Os palestrantes promovem provas, orientações e abordam diversos temas sobre o desenvolvimento de negócios para cada segmento do setor de celebrações, como comunicação, empreendedorismo, inovações e marketing.
Entre os palestrantes, estão nomes de destaque do mercado nacional, como Rick Zavala (artista e confeiteiro vencedor da Batalha dos Confeiteiros Brasil) e o vice-presidente da Cacau Show, Daniel Roque.
Sorteio de R$ 100 mil
A Celebra Show sorteará R$100 mil reais em vales-compras para os visitantes. Serão realizados sorteios diários até a sexta-feira, 2, às 18h e, no sábado, 3, às 15h. Serão sorteados: 3 prêmios de R$ 10 mil, 5 prêmios de R$ 5 mil, 10 prêmios de R$ 2 mil e 25 prêmios de R$ 1 mil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.