Credores já podem aderir à segunda etapa do Desenrola Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O serviço da Plataforma está disponível para que todas as empresas que têm dívidas a receber — tais como bancos, varejistas, companhias de água e saneamento ou distribuidoras de eletricidade — possam aderir ao programa e, na sequência, identifiquem suas dívidas e atualizem os valores. Os credores terão entre 28 de agosto e 9 de setembro para concluir a habilitação no Desenrola Brasil, que pode ser realizada no Portal Credor. Para acessá-lo é preciso informar o CNPJ com certificado digital.
Todas as empresas que têm dívidas a receber e realizam negativações poderão acessar o Portal Credor. Para isso, devem realizar cadastro no portal e assinar digitalmente o Termo de Adesão por meio do CPF do representante legal cadastrado na Receita Federal. A seguir, será possível consultar e baixar o Manual do Credor, que descreve em detalhe os passos necessários de cada fase e disponibiliza orientações técnicas importantes.
É importante destacar que esta é uma fase do programa dedicada à inscrição de credores, à atualização das dívidas e à realização do leilão.
Os devedores já devem, nesse momento, providenciar ou atualizar a conta no site gov.br, com certificação prata ou ouro, para o acesso futuro à Plataforma. Também é muito importante atualizar as informações cadastrais. As orientações para o cadastro e níveis de contas estão disponíveis no gov. br/conta. A última etapa do Programa Desenrola Brasil, na qual os devedores poderão renegociar suas dívidas com os credores, está prevista para o final de setembro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.