Cibercriminosos usam o lançamento do iPhone para aplicar golpesAppleInsider/Reprodução YouTube

Especialistas da Kaspersky, empresa de cibersegurança, descobriram uma série de golpes que aproveitam do lançamento do novo iPhone 15 da Apple. As fraudes abrangem diversos esquemas fraudulentos, cada um acarretando riscos distintos para os consumidores, incluindo potenciais perdas financeiras e de dados. Para conseguir aplicar o golpe, criminosos atraem interessados oferecendo a compra antecipada do smartphone antes de seu lançamento oficial. 

Este esquema aproveita o desejo do usuário de estar entre os primeiros a adquirir o dispositivo da Apple. Os falsos vendedores oferecem iPhones de pré-lançamento e prometem aos usuários a oportunidade de adquiri-los, geralmente por um preço premium. Para garantir a compra exclusiva, as vítimas são obrigadas a fazer um pagamento adiantado ou a compartilhar informações financeiras e pessoais como nome, endereço e número de telefone. Após o pagamento, os golpistas desaparecem, deixando as vítimas sem o iPhone prometido e sem dinheiro. Além dos riscos financeiros, o golpe levanta preocupações significativas com a privacidade, uma vez que os dados furtados podem ser potencialmente vendidos no Dark Market.
O outro golpe identificado oferece às vítimas a chance de ganhar o novo smartphone, desde que seja paga uma taxa simbólica para “processamento” ou “inscrição”. Após o pagamento, não recebem o aparelho e acabam perdendo dinheiro.

"Na era digital, os golpistas estão constantemente se adaptando e explorando nosso entusiasmo pelas últimas tendências tecnológicas. É crucial que os consumidores permaneçam atentos, verificando sempre as ofertas que encontram e protegendo suas informações pessoais. Lembre-se, se algo parece bom demais para ser verdade, muitas vezes é” comenta Tatyana Kulikova, especialista em segurança da Kaspersky.

Para evitar ser vítima desses golpes, os especialistas da Kaspersky recomendam:

- Verifique a fonte. Certifique-se de estar lidando com vendedores reais e autorizados, especialmente para compras antes do lançamento;
- Evite pagamentos adiantados;
- Use canais oficiais, como o site oficial da empresa ou de revendedores autorizados;  
- Verifique as avaliações, antes de fazer qualquer compra on-line, pesquise o vendedor e analise o feedback dos clientes;
- Habilite a autenticação de dois fatores (2FA). Proteja suas contas on-line, especialmente aquelas vinculadas a métodos de pagamento, com 2FA.