Cibercriminosos usam o lançamento do iPhone para aplicar golpesAppleInsider/Reprodução YouTube
Este esquema aproveita o desejo do usuário de estar entre os primeiros a adquirir o dispositivo da Apple. Os falsos vendedores oferecem iPhones de pré-lançamento e prometem aos usuários a oportunidade de adquiri-los, geralmente por um preço premium. Para garantir a compra exclusiva, as vítimas são obrigadas a fazer um pagamento adiantado ou a compartilhar informações financeiras e pessoais como nome, endereço e número de telefone. Após o pagamento, os golpistas desaparecem, deixando as vítimas sem o iPhone prometido e sem dinheiro. Além dos riscos financeiros, o golpe levanta preocupações significativas com a privacidade, uma vez que os dados furtados podem ser potencialmente vendidos no Dark Market.
"Na era digital, os golpistas estão constantemente se adaptando e explorando nosso entusiasmo pelas últimas tendências tecnológicas. É crucial que os consumidores permaneçam atentos, verificando sempre as ofertas que encontram e protegendo suas informações pessoais. Lembre-se, se algo parece bom demais para ser verdade, muitas vezes é” comenta Tatyana Kulikova, especialista em segurança da Kaspersky.
Para evitar ser vítima desses golpes, os especialistas da Kaspersky recomendam:
- Verifique a fonte. Certifique-se de estar lidando com vendedores reais e autorizados, especialmente para compras antes do lançamento;
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.