As inscrições para o curso de qualificação se encerram no dia 19FIA-RJ/Divulgação
FIA-RJ abre 800 vagas para curso gratuito de qualificação voltado a jovens der baixa renda
Adolescentes de 15 e 16 anos terão aulas de Português, educação financeira, tecnologia e cultura em 21 municípios do Estado
A Fundação para Infância e Adolescência (FIA-RJ), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, abriu inscrições para o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA). Até o dia 19, adolescentes de 15 e 16 anos poderão se inscrever no curso que permitirá melhor qualificação para estágios em instituições públicas e privadas. Eles contarão com colaboradores da Uerj e da FIA-RJ que vão ministrar aulas sobre educação corporativa, financeira, conhecimentos básicos de Português, humanidades aplicadas, mídias sociais, artes cênicas, entre outras disciplinas.
Parceiros privados e públicos que desenvolvam ações de responsabilidade social e que tenham parceria com a FIA-RJ promoverão oportunidades de vagas aos alunos inscritos no programa estadual. Além disso, todas as instituições envolvidas desempenharão ações de comprometimento com os jovens.
"O PTPA agrega mais oportunidades para adolescentes, ajudando a garantir o acesso à educação de qualidade e ao mercado de trabalho. Além de contribuir para captar e agregar mais pessoas interessadas nessa capacitação", explica Carlos Eduardo Nascimento, agente educador do programa.
A FIA-RJ e a Uerj treinarão os alunos. A possibilidade de estágio depende da necessidade e quantitativo de vagas dos órgãos e empresas parceiras do programa. Para essa seleção, são cerca de 800 vagas abertas, em todo o Estado.
Entre os principais critérios para as inscrições, o adolescentes deve ter entre 15 e 16 anos e 6 meses incompletos, nascidos entre 1/6/2007 a 14/7/2008, estar matriculado e frequentando efetivamente o Ensino Fundamental ou Médio em escola pública. Se o candidato estudar na rede privada, ele poderá concorrer a uma das vagas, desde que seja bolsista. Também participam adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas. As regras completas estão no link do edital.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.