Serão 1.700 vagas a estudantes LGBTQIA+ de qualquer área a partir do segundo período da faculdadeDivulgação
O mutirão, que será realizado das 7h às 18h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile) da estação, faz parte do programa “CIEE em Movimento”, que tem como objetivo levar oportunidade e informação para jovens estudantes que desejam começar uma carreira. O processo seletivo irá avaliar a capacidade técnica, analítica e habilidades comportamentais dos candidatos.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18 milhões de pessoas fazem parte da comunidade LGBTQIA+, o que representa quase 9% da população do país. No entanto, de acordo com o próprio IBGE, esses números podem estar abaixo da realidade, uma vez que muitas pessoas ainda não se sentem seguras para declarar a orientação sexual.
Quando o assunto é mercado de trabalho para a comunidade LGBTQIA+, falta acesso às vagas de emprego: quase 40% das pessoas estão desempregadas. Os índices são ainda maiores para pessoas transexuais. Cerca de 70% sofreram algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho, conforme levantamento da organização Aliança Nacional LGBTI, de 2021.
“O mercado ainda tem muita discriminação em relação à orientação sexual ou identidade de gênero. No país, 33% das empresas não contratam pessoas LGBTQIA+. Essa ação do CIEE é muito importante para dar visibilidade a muitos talentos que, infelizmente, ainda sofrem preconceito durante os processos de recrutamento e seleção. Com essa iniciativa, oferecemos inclusão e chamamos a atenção das empresas para esse público com objetivo de estabelecer uma igualdade para todos no mundo do trabalho”, afirma o CEO do CIEE Rio, Luiz Gustavo Coppola.
O CIEE em Movimento tem ainda outras ações inclusivas previstas até o fim do ano em parceria com o MetrôRio.
Serviço
Mutirão de vagas do CIEE para comunidade LGBTQIA+ na estação Carioca/Centro
Data: terça-feira (12/09)
Local: mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile), na estação Carioca/Centro
Horário: das 7h às 18h
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.