O Prefeito Eduardo Paes participou da inauguração do Espaço da Juventude em MadureiraJuvRio/Divulgação
Madureira ganha Espaço da Juventude com oferta de cursos tecnológicos
Projeto já qualificou mais de três mil jovens para o mercado da Indústria 4.0
A Prefeitura do Rio inaugurou neste sábado, 9, a quinta unidade do Espaço da Juventude, em Madureira, na Zona Norte. O equipamento público, mantido pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JuvRio), terá capacidade de receber até 300 alunos por mês e oferecerá cursos gratuitos voltados para jovens de 15 a 29 anos. O objetivo do espaço é fomentar o interesse e o acesso à capacitação para Indústria 4.0, que busca integrar computação, robótica e inteligência artificial nos processos produtivos da indústria e do dia a dia, como no uso de drones e robôs. Essa iniciativa já formou mais de três mil alunos no período de um ano.
"Temos que pensar grande, sonhar e ter objetivos. Sabemos que para alguns a vida é mais dura e por isso é que fazemos equipamentos como o Espaço da Juventude, para que possamos ter a nossa molecada chegando lá. O Espaço da Juventude é um sucesso em toda a cidade. Se pudesse, colocaria um em cada esquina, em cada canto", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O novo Espaço da Juventude de Madureira está instalado em um contêiner de 40 metros quadrados de estrutura sustentável, em frente à estação Otaviano do BRT,na Avenida Ministro Edgard Romero, 502.
Durante a inauguração, foram oferecidos também serviços como vacinação contra a Covid-19, aferição de glicose e pressão arterial, massoterapia, orientação sobre escovação bucal, trancista e isenção da segunda via de documentos.
Cursos com inscrições abertas
Em Madureira, serão ofertados cursos de informática para negócios, mídias sociais, robótica, operador de drone, práticas de DJ, impressão 3D, design de games, indústria avançada e programação móvel. A unidade inicia suas atividades com oferta de 200 vagas no curso de DJ, que já está com inscrições abertas. Para se matricular, basta acessar as redes sociais da Secretaria, até segunda-feira, 11. As aulas serão realizadas entre os dias 13 e 26, com turmas de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 8h; 10h30; 13h30; 15h45 e 19h.
Em Práticas de DJ, os estudantes terão acesso a conhecimentos sobre composição de acervo musical, estudo do público, técnicas de mixagem e dos efeitos, uso de controladora digital e das plataformas disponíveis e execução de fonogramas. O curso oferecerá certificação, como todos os demais.
Desde setembro de 2022, já foram entregues à população cinco unidades nos bairros Estácio, Cidade de Deus, Vigário Geral, Vargem Pequena e, agora, Madureira. A metodologia deste equipamento de ensino está pautada no desenvolvimento do senso crítico, colaborativo, investigativo, criativo, empreendedor e autoral dos jovens.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.