Uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), revelou nesta terça-feira, 24, que 98% das lojas físicas pretendem participar da Black Friday, 3% a mais do que no ano passado.
Ao todo, mais de 90% dos lojistas entrevistados acreditam que a promoção possa incrementar as vendas em até 8%, com oferecimento de descontos não apenas no dia, mas ao longo da semana.
Para os lojistas, os produtos mais procurados pelos consumidores serão: eletrodomésticos, smartfones, eletrônicos/informática, roupas e calçados e artigos para casa e decoração.
Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o resultado das vendas de produtos da promoção no ano passado igualou-se em alguns casos às vendas natalinas e a antecipação da data também é uma forma de atrair clientes.
"Numa época de dificuldade para o comércio, a Black Friday representa uma boa ferramenta de marketing e uma excelente oportunidade para oferecer promoções. Mas, devido à proximidade com o Natal, há sempre o risco de afetar as vendas de fim de ano, de tal modo que os descontos estimulem os consumidores a anteciparem suas compras das festas natalinas. Caberá a cada lojista, dependendo do seu segmento e do seu público alvo, avaliar e dosar os preços promocionais, de forma a obter bons resultados sem prejudicar o movimento nas lojas no período natalino", explica Aldo.
Ainda de acordo com o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o ano passado mais de 40% preferiram comprar nas lojas físicas durante a Black Friday. “A principal justificativa é levar a mercadoria na hora, além da possibilidade de negociar mais desconto,” concluí Aldo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.