Ponto de Táxi na Praça Saens Peña, Tijuca Júlia Vianna/O Dia

Rio - Após a chegada dos aplicativos ao Brasil, os táxis perderam espaço e quase foram extintos. No Rio de Janeiro, atualmente, percebe-se o retorno desse serviço e o aumento do número de veículos. Segundo usuários e taxistas, o motivo para que a categoria tenha permanecido viva mesmo diante da queda com a vinda dos aplicativos foi a segurança.
Para a aposentada Doris Lima, de 66 anos, além de o serviço prestado pelos taxistas ser melhor, a segurança é o que mais importa. "Eu nunca peguei Uber, tenho medo. Ando de táxi por ser muito mais seguro, cômodo e confortável. Mesmo o valor sendo mais alto que o dos aplicativos, eu escolho principalmente a segurança", disse.
Segundo o médico Lucas Oliveira, 45, a praticidade de não precisar abrir um aplicativo é um facilitador. "Sempre peguei táxi. Gosto da comodidade de não ficar minutos esperando um carro vir por uma diferença de valor que nem é tão grande. Claro, além disso tem a segurança e os carros que acabam sendo mais conservados também", afirmou.
Não só a vinda dos aplicativos de viagens, mas também a pandemia foi um fator extremamente prejudiciais os taxistas, que viram cair drasticamente o número de passageiros. 
Cooperativas
Segundo o gerente comercial da cooperativa de taxistas Cooparioca, Luiz Claudio Delgado, a má prestação de serviço de pelos motoristas de aplicativo e o conhecimento da cidade pelos motoristas de praça, entre outros, são pontos que beneficiam a categoria e fazem com que ela volte a ter espaço no mercado
"Além dos inúmeros casos de má prestação de serviço pelos motoristas de aplicativos, o táxi oferece vantagens como: conhecimento da cidade pelo taxista sem precisar usar o GPS, evitando exposição desnecessárias em áreas de risco; possui um veículo caracterizado e identificado com as cores padronizadas, que são conhecidas em todo território nacional, trazendo mais segurança; e o do uso das faixas exclusivas (BRS) destinadas aos ônibus e táxi que proporciona mais velocidade de deslocamento no trânsito", afirmou Luiz Claudio.
De acordo com o motorista Gilberto Souza, da Coopataxi, se manter na profissão vale a pena mesmo com todos os problemas enfrentados. "Fazemos nosso próprio salário e organizamos nosso horário de trabalho de acordo com as nossas necessidades", explica. 
Motorista Autônomo
Para o taxista autônomo Carlos Henrique da Silva, 65 anos, os aplicativos acabaram ajudando a categoria e, de certa forma, a população.
"A própria Prefeitura do Rio está ajudando com a autorização de mais autonomias por ano. Recentemente, o prefeito Eduardo Paes autorizou 1.470 licenças para motoristas que esperavam há mais de dez anos", lembrou.
O taxista completou dizendo que a os aplicativos democratizaram o transporte na cidade. "O Uber e o 99 ajudam pessoas que não eram usuários do táxi. Isso acabou trazendo mais opção e oportunidade para todos os cidadãos. Quem pegava somente táxi continua, mesmo com a vinda dos aplicativos."
Para o taxista José Ibiapina, 71, a segurança e o serviço bem prestado é o que fideliza o passageiro. "O táxi é muito mais seguro, as pessoas se sentem protegidas. Além disso, tem a cordialidade, o trabalho bem feito. Sou taxista há anos e nunca pensei em mudar", disse José.
Táxi Rio
A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR) afirma que os táxis têm papel fundamental na mobilidade da cidade. Além de ser um meio de transporte confiável e regulamentado pela Prefeitura, atende às demandas de usuários que precisam se deslocar pela cidade, contribui para a economia local com a geração de empregos e apoio a setores como turismo e comércio.
Para melhorar a qualidade dos serviços e beneficiar os motoristas, a Prefeitura desenvolveu o Taxi.Rio Cidades, uma plataforma de mobilidade urbana que tem por objetivo intermediar corridas entre passageiros e taxistas.

A plataforma oferece aos usuários um aplicativo para smartphones que permite solicitar corridas de táxi de forma fácil e segura. O passageiro consegue solicitar corridas com diferentes opções de desconto (até 40%) e disponibilidade, de acordo com sua conveniência. E o valor a pagar é apresentado com clareza, sem taxas escondidas.
*Matéria da estagiária Júlia Vianna sob supervisão de Marlucio Luna