Vagas temporárias: saiba como agarrar uma oportunidadeReprodução

A proximidade do final do ano traz a esperança de muitos brasileiros que buscam uma das milhares de vagas de emprego temporárias que costumam surgir nesse período. Para conseguir uma oportunidade, os especialistas dão dicas sobre como conseguir uma vaga.
Segundo o especialista em Gestão de Carreira e professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcelo Treff, os candidatos devem ficar atentos às áreas que tem mais possibilidades de crescimento e, consequentemente, de geração de vagas, identificar as principais exigências e requisitos da vaga e adequar o currículo e, sobretudo, o discurso a ser utilizado em eventuais entrevistas de seleção.
“Além da oportunidade de conseguir renda extra ou quem sabe um novo emprego, esse período de vagas temporárias também funciona para o candidato como espaço para networking e pode ajudar a turbinar o currículo, com novas experiências e aprendizados. Para as empresas, a principal vantagem é o atendimento de uma demanda específica, em um determinado período do ano, com possibilidade de extensão do contrato ou até mesmo de efetivação do profissional. Além disso, as custas rescisórias tendem a ser menores”, opina o docente.
Ainda segundo o professor universitário, as vagas mais comuns abertas neste período estão relacionadas ao comércio em geral, como: vendedores(as), operadores(as) de caixa, estoquistas, promotores(as); algumas vagas relacionadas à Indústria de Bens ligados às comemorações de final de ano e, cada vez, mais, vagas na área de logística, ligadas tanto ao comércio físico como ao e-commerce.

“Segundo o site Vagas Profissões, no ano passado foram criadas entre 650 e 700 mil vagas de trabalho temporário e, com a projeção de melhoria na economia brasileira em 2023, estima-se que o final deste ano traga crescimento da oferta de vagas”, acrescenta Treff.

Vale ressaltar que o contrato temporário é regido pela CLT, garantindo proteção da lei para quem que contrata, assim como para quem é contratado. O prazo máximo de um trabalho temporário, pela lei, é de 180 dias corridos, com possibilidade de prorrogação de até 90 dias. Dessa forma, o trabalho temporário pode ter a duração máxima de 270 dias.