A fábrica de chocolate da Nestlé em Caçapava é a maior da América LatinaDivulgação
“Somos o terceiro maior mercado da Nestlé no mundo e o crescimento ainda mais acelerado dos nossos negócios passa por um investimento robusto em diferentes frentes: de expansão e novas tecnologias nas fábricas e nas cadeias de fornecimento, às novas práticas em agricultura regenerativa e portfólio cada vez mais amplo e diversificado, sempre com foco em soluções que levem saúde, nutrição e bem-estar da pré-concepção ao envelhecimento saudável”, diz Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Entre as categorias em destaque, está a área de Chocolates e Biscoitos, com a implantação de linhas de produção, tecnologias e novos produtos. Para 2024, a Nestlé vai inaugurar uma nova linha de KitKat na fábrica de Caçapava, no interior de São Paulo,, onde já existe a maior produção do chocolate na América Latina. Até 2028, a expectativa é ampliar ainda mais o parque industrial, com um total de seis linhas exclusivas na unidade do interior paulista. No ano passado, foi inaugurada em Caçapava uma linha exclusiva com foco em customização, que abastece as unidades Kitkat Chocolatory — modelo de lojas próprias que passará por expansão e até o final do ano chegará a 12 filiais e quiosques — e possibilita a criação de novos sabores e formatos, como produtos recheados.
A Nestlé Brasil aposta na "premiunização" do café, agregando valor à categoria e impulsionando o negócio. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e a Nestlé é a maior compradora de café brasileiro certificado - desde 2019, 100% do café adquirido é certificado e com origem sustentável. A sustentabilidade é um ponto focal dos cafés: 100% da matéria-prima é rastreável, 100% da energia utilizada na produção é renovável, a Nestlé apoia a reciclagem de cápsulas no país e investe em agricultura regenerativa na cadeia fornecedora.
Já no mercado de petcare, a construção da segunda fábrica de Purina no País, em Vargeão (SC), elevará o negócio de petfood a novos patamares de negócios. A marca, que vem ampliando sua produção em Ribeirão Preto) ano a ano para atender às demandas interna e externa, anunciou em 2022 a construção da nova unidade fabril. A nova fábrica nascerá sob o conceito de indústria 4.0 e atenderá à crescente demanda por alimentos úmidos para cães e gatos no mercado interno e externo, consolidando o Brasil como importante plataforma de exportação para outros países da América Latina, EUA e Europa.
Entre os projetos prioritários estão os aportes em transformação digital e indústria 4.0, com robôs e tecnologias que trazem maior eficiência e produtividade, além de adequações de infraestrutura para novas tecnologias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.