Modelo facultativo prevê recolhimento da contribuição sob alíquota reduzida de 5% do salário mínimoINSS/Divulgação

O modelo facultativo baixa renda é uma modalidade de contribuição à Previdência Social que possibilita o recolhimento da contribuição previdenciária sob alíquota reduzida correspondente a 5% do salário mínimo vigente, atualmente de R$ 1.412. Para efetuar o recolhimento na condição facultativo baixa renda, o cidadão precisa cumprir cinco requisitos principais abaixo, a cada mês/competência.

1. Enquadramento da categoria facultativo: parâmetros corretos do recolhimento (regras Custeio);
2. Ausência de renda própria / renda pessoal;
3. Renda familiar de até dois salários mínimos;
4. Inscrição no CadÚnico;
5. CadÚnico atualizado / Atualização bienal do CadÚnico (processo feito no Centro de Referência e Assistência Social do município).

Como contribuir

O cidadão efetuará o recolhimento utilizando os mesmos canais dos demais filiados que recolhem sob carnê/GPS: preenchimento manual do carnê ou emissão da GPS pelo Salweb.

Ao adquirir a GPS, o segurado deve preencher da seguinte maneira:

Campo 1: Preencher com nome e endereço.

Campo 2: Data do vencimento. O prazo sempre será até o dia 15 do mês subsequente. Por exemplo: competência 5/2024 pode ser paga de 1º a 15 de maio.

Campo 3: Preencher com o código de pagamento 1929.

Campo4: Preencher a competência que deseja pagar.

Campo 5: Preencher o NIT (n° da inscrição).

Campo 6: Preencher com o valor correspondente a 5% do salário mínimo vigente na competência.

Campos de 7 a 9 não devem ser preenchidos.

Campo 10: Campo destinado aos acréscimos legais (juros/multa) quando recolhido em atraso. No entanto, inicialmente, não efetue o recolhimento em atraso do FBR sem saber se tal pode ser recolhido.

Campo 11: Repetir o valor do campo 6.

Para preenchimento e emissão pelo Salweb:

1. Acessar o sistema Salweb por meio do endereço http://sal.rfb.gov.br/PortalSalInternet/.

2. Módulo “Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999”.

3. Selecionar categoria “Facultativo” e preencher o NIT.

4. Confirmação dos dados de identificação.

5. Insira a competência que deseja pagar e o salário mínimo vigente na competência. Selecione o código pagamento 1929.

6. Gerar a GPS e efetuar o pagamento.

Ao realizar qualquer um dos processos de contribuição, lembre-se de preencher os dados atentamente, para evitar possíveis erros.

Benefícios
O recolhimento na condição facultativo baixa renda permite o acesso do cidadão a diversos benefícios previdenciários, tais como aposentadoria por idade, benefício por incapacidade (auxílio-doença), salário-maternidade, gera pensão por morte aos dependentes no caso de falecimento de quem recolhe, dentre outros benefícios, desde que o filiado tenha cumprido os requisitos e cada espécie.

O recolhimento simplificado, no entanto, não permite o acesso à aposentadoria por tempo de contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). Caso o filiado queira computar o período que colheu na forma simplificada para utilização nestes benefícios, precisará recolher a diferença migrando para a condição de Facultativo Plano Geral (20% do salário mínimo vigente) através do serviço calcular complementação a ser solicitado na Central 135 (funcionamento das 7 às 22 horas).

Validação dos recolhimentos na condição facultativo de baixa renda

Com o intuito de dinamizar a verificação da condição de facultativo de baixa renda, o INSS passou a realizar batimentos automáticos desde 2023. A validação do recolhimento é concluída quando o sistema identifica o cumprimento de todos os requisitos. Se o batimento identificar descumprimento de algum requisito, não ocorre a validação automática, mantendo o recolhimento pendente de análise

Para saber se o recolhimento foi validado automaticamente, o filiado deve consultar seu Extrato Previdenciário (CNIS) no portal Meu INSS. Se ao consultar, o filiado não identificar a competência, pode solicitar a análise através do serviço “Validar contribuição de Facultativo Baixa Renda” indicando quais competências/períodos deseja a análise.

A tecnologia de validação automática está em constante aperfeiçoamento, a fim de melhorar cada vez mais a experiência da população com o INSS.