Cerca de 80% dos consumidores brasileiros já foram vítimas de fraudes digitaisDivulgação

Com o Dia dos Namorados se aproximando, os consumidores brasileiros devem ficar atentos aos perigos dos golpes em compras on-line. Segundo uma pesquisa da SAS Institute, empresa de Business Intelligence, 80% dos consumidores brasileiros já foram vítimas de fraudes digitais, evidenciando a vulnerabilidade dos dados pessoais e financeiros diante dos cibercriminosos.

Além disso, o Brasil é o segundo país que mais sofre crimes cibernéticos na América Latina, e especialistas da Blaze Information Security, uma das principais empresas globais especializadas em segurança ofensiva com foco em pentest (teste de intrusão), e da Compugraf, empresa de tecnologia focada em redes, segurança da informação e gerenciamento integrado de riscos, enfatizam a importância de adotar medidas de segurança ao realizar compras virtuais nesta data.

Conheça sete dicas de como realizar uma compra segura na internet

- Pesquisar a reputação da loja
Nesse momento, o senso de comunidade pode ser um aliado. Segundo Denis Riviello, Head de Cibersegurança da Compugraf, existem sites de reclamações de lojas que podem auxiliar na identificação de marcas fraudulentas, pois reúnem um compilado de avaliações de outros consumidores que já compraram do mesmo lugar.

"É importante pesquisar a reputação da loja em páginas de reclamação, já que elas podem conter relatos de consumidores que foram vítimas de golpes ou fraudes on-line, além de informações sobre possíveis práticas enganosas. Também é recomendável buscar o histórico da empresa em outras páginas da internet. Com base nas informações coletadas, o consumidor pode escolher fazer negócios apenas com empresas que tenham uma boa reputação e um histórico positivo", indica.
- Identificar sinais de autenticidade
"Sites legítimos geralmente têm uma seção de Contato ou Sobre Nós com detalhes físicos, números de telefone e endereços de e-mail. Se essas informações não estiverem disponíveis, ou parecerem falsas, é um sinal de alerta. Além disso, outro sinal positivo é a possibilidade de múltiplas opções de pagamento seguras. É recomendado buscar por sinais de um provedor de pagamento seguro, como PagSeguro, PayPal ou Stripe", reforça Julio Cesar Fort, Sócio e Diretor de Serviços Profissionais da Blaze Information Security.

O especialista também indica evitar sites que solicitam transferências bancárias diretas ou pagamento em dinheiro. "Outra dica é conferir as políticas de privacidade, devolução e envio, elas devem ser facilmente acessíveis e claras. Elas ajudam a entender quais são os direitos como cliente", completa.

- Tomar cuidado com as informações
O compartilhamento de informações pessoais na internet é arriscado e, apesar de muitos já saberem disso, há alguns hábitos de consumo on-line que podem colocar em risco esses dados, sem o usuário nem mesmo saber.

O especialista da Compugraf alerta: "Nunca salvar o número do cartão nos dispositivos e/ou Browser, mesmo que seja confiável. Isso facilita muito o trabalho para os golpistas, caso eles consigam acesso à senha", afirma.

- Golpes por e-mail também merecem atenção
Apesar dos golpes em sites falsos serem frequentes, outra ameaça que tem deixado muitos usuários assustados são os golpes por spam via e-mail.
De acordo com um relatório feito pela Kaspersky, empresa russa de produção de softwares, o Brasil teve 134 milhões de tentativas de phishing entre 2022 e 2023. O especialista da Blaze Information Security alerta que checar o domínio do e-mail é o primeiro passo, pois deve corresponder ao domínio do site oficial.

Para o executivo, checar o domínio do e-mail é o primeiro passo. "Ao receber comunicações de uma empresa, é importante verificar se o domínio do e-mail, o que vem depois do '@', corresponde ao domínio do site oficial. Se forem diferentes ou o domínio do e-mail for genérico, como gmail.com, yahoo.com, etc., pode ser motivo de preocupação", explica Fort.

- Desconfiar do que é muito atraente
Promoções muito surpreendentes, itens raros e de difícil acesso disponíveis com facilidade e em grandes quantidades são cenários que parecem tentadores, mas merecem atenção por outro motivo.

“É fundamental desconfiar do que é muito tentador. Hoje, os phishings estão cada vez mais elaborados e bem feitos. Ofertas muito atraentes podem ser uma estratégia para trazer vítimas para sites falsos ou lojas não confiáveis, onde os dados pessoais ou financeiros podem ser roubados”, alerta Riviello.

A engenharia social é uma prática de manipulação muito utilizada por golpistas, que se aproveitam de datas comemorativas e do desejo de economizar dinheiro e criam promoções falsas para atrair consumidores desavisados.

“Esse tipo de isca pode levar para sites onde as informações de login, senha e detalhes financeiros são roubados. Essas informações podem ser usadas para acessar contas bancárias, de e-mail e outros dados pessoais”, complementa o especialista da Compugraf.

- Usar anti-virus e softwares de proteção
Atualmente existem extensões de navegadores que podem auxiliar na identificação de sites maliciosos. "As extensões são plugins que complementam as funcionalidades do navegador. Elas têm o intuito de bloquear anúncios em páginas da web, fazer anotações, verificar a ortografia e muito mais para garantir segurança. Vale a pena pesquisar sobre os plugins mais recomendados para o tipo de browser usado e instalá-los", ressalta Riviello.
-  Tomar medidas cautelosas
Por fim, antes mesmo de ser vítima de um golpe, existem medidas de segurança que os consumidores podem colocar em prática no seu dia a dia para se proteger de possíveis ameaças.
"Uma das maneiras que alguns consumidores mais cautelosos usam para proteger suas informações pessoais é o uso de cartões de crédito temporários, gerados especificamente para aquela compra, pagamento via PIX ou outro método que o dado, que geralmente é o alvo de roubos, não pode ser reutilizado. Outros vão além e usam caixas postais como endereços de entrega ao invés de seus endereços pessoais para a recepção do produto ou encomenda", recomenda Fort.