Seis Agências da Previdência Social farão os atendimentos extrasDivulgação/INSS
- APS São Gonçalo (200 vagas) - Rua Coronel Moreira César, 169 - Centro, São Gonçalo;
- APS Nova Iguaçu (160 vagas) - Rua Estados Unidos, 300 - Metrópole, Nova Iguaçu.
- APS Magé (100 vagas) - Av. Simão da Motta, 785 - Magemirim, Magé.
- APS Duque de Caxias (220 vagas) - Rua Marechal Deodoro, 500 – Bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias.
- APS Avenida Brasil (200 vagas) - Av. Brasil, 17673 - Irajá, Rio de Janeiro.
Para requerer o Benefício de Prestação Continuada, os beneficiários precisam atender aos seguintes critérios: ter 65 anos de idade ou mais; possuir algum tipo de deficiência, e/ou ter uma renda familiar per capita de até um quarto do salário-mínimo (R$ 353). Não é necessário ter contribuído para o INSS para se qualificar para o benefício, cujo valor mensal equivale a um salário-mínimo nacional (atualmente R$ 1.412).
Também é necessário não ser beneficiário de outro programa da Seguridade Social, exceto assistência médica e pensão especial de natureza indenizatória. Vale ressaltar que os beneficiários do BPC não recebem o décimo terceiro salário e o benefício não é convertido em pensão por morte.
Os requerentes com 65 anos de idade ou mais precisam passar por uma avaliação administrativa da renda e composição familiar para verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Este grupo, no entanto, não é submetido à avaliação de assistentes sociais ou exames médicos.
A avaliação social do BPC é um dos procedimentos pelos quais uma pessoa com deficiência precisa passar para que o benefício seja concedido. Durante essa avaliação, um assistente social do INSS conduz uma entrevista. Nesse processo, são feitas perguntas sobre a família, a situação financeira e os tratamentos já realizados pela pessoa, com o objetivo de determinar se ela preenche os critérios para receber o BPC.
A APS Engenheiro Trindade, em Campo Grande, foi um dos destaques entre as unidades do INSS, com 185 atendimentos. Já a agência de Duque de Caxias, atendeu 159 cidadãos.
"Os mutirões do INSS têm se mostrado uma estratégia eficaz para reduzir as filas de espera e agilizar o acesso aos serviços previdenciários. Além disso, proporcionam uma oportunidade para que os segurados esclareçam dúvidas, solicitem benefícios e realizem outros procedimentos de forma mais rápida e eficiente", afirmou Joelma do Nascimento Cursino, chefe do Serviço Social da Superintendência Regional Sudeste III (SRSEIII).
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