Maioria dos participantes (85%) entendeu que a decisão do Copom de parar de cortar os juros foi adequadaReprodução / Internet
Bancos projetam manutenção da Selic em 10,5% até primeira reunião de 2025, diz Febraban
Dados são de pesquisa realizada entre instituições financeiras após divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom)
As equipes de análise econômica dos bancos acreditam que a taxa básica de juros, a Selic, vai permanecer no nível atual, de 10,5%, até a primeira reunião de política monetária de 2025, marcada para os dias 28 e 29 de janeiro. É o que mostra pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), realizada a cada 45 dias, sempre após a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Copom.
A maioria dos participantes (85%) entendeu que a decisão do Copom de parar de cortar os juros foi adequada, mostra a pesquisa, realizada com 20 bancos.
Com relação à inflação, a maior parte dos entrevistados (75%) entende que as atuais projeções para o IPCA deste ano, em torno de 4%, estão "bem calibradas".
No câmbio, a perspectiva é de piora do real, com o dólar devendo permanecer acima de R$ 5,20 até o final de 2024. Em maio, na pesquisa anterior, as projeções máximas eram de dólar a R$ 5,00
Para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), a pesquisa mostra uma diferença em relação à visão do Banco Central, que reavaliou que o hiato do produto está atualmente neutro. Para 63,2% dos entrevistados na Febraban, o hiato do produto já está positivo, o que significa que o país estaria crescendo acima de sua capacidade.
Nos Estados Unidos, a expectativa de 60% dos entrevistados está em linha com a indicação do Federal Reserve, de apenas um corte de 0,25 ponto porcentual até o fim do ano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.