Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e representantes das agências se reuniram nesta quinta, 11Rafa Naddemeyer/Agência Brasil
MGI: proposta do governo para as agências prevê aumento salarial de até 34% em quatro anos
Porcentuais exatos serão formalizados nesta sexta-feira
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou nesta quinta-feira, 11, que a nova proposta apresentada para os servidores das agências reguladoras prevê ganhos entre "26% a 34%", já considerando o reajuste de 2023 e projetando aumentos para 2025 e 2026. Os porcentuais exatos serão formalizados nesta sexta-feira, 12.
A perspectiva de reajuste este ano é mínima. O espaço para renegociação está concentrado no orçamento de 2025 e 2026. Foi realizada hoje uma reunião com representantes das agências reguladoras para tratar da demanda salarial e reestruturação da carreira.
O encontro começou sob propostas de servidores, sendo a quarta rodada de negociações com as entidades representativas das agências reguladoras.
"A contraproposta apresentada pela categoria implicaria em aumento de quase 40% na folha de pessoal das agências, o que torna a inviável em vista das restrições orçamentárias", disse o MGI em nota.
A proposta apresentada pelo governo será levada às bases da categoria para apreciação. O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) ainda avalia os detalhes, mas já mostrou insatisfação.
"A proposta, se efetivada, irá avançar muito pouco em relação às expectativas da categoria, o que indica que a operação Valoriza Regulação deverá continuar e, provavelmente, ser intensificada" aponta o sindicato.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.