Black Friday 2024 ocorre no próximo dia 29 de novembroPaulo Pinto / Agência Brasil
“Os números sinalizam um aumento da expectativa do consumidor em torno de promoções e bons negócios na Black Friday. Em 2023, 73% acreditavam em valores melhores na data. Neste ano, esse número subiu para 79%. Esse otimismo se reflete também para aqueles que vendem itens que não usam mais para juntar uma renda extra. Dentre os entrevistados, 28% afirmam desapegar na Black Friday. Na pesquisa do ano passado eram 23%”, comenta Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.
O estudo aponta que 93% costumam aproveitar as promoções da data, e que itens das categorias de eletrônicos (68%), eletrodomésticos (67%) e roupas (65%) são os mais procurados e os que mais geram expectativa por descontos.
O que as pessoas vendem na Black Friday?
A pesquisa identificou que o Nordeste é a região com o maior número de vendedores na Black Friday, com 36% dos respondentes, enquanto o Sudeste conta com 28%, Norte e Sul com 21% cada e Centro-Oeste com 20%.. E que 38% do total pretendem vender na data em questão.
O estudo mostrou ainda que as categorias mais desejadas para compra são também as mais vendidas por quem desapegou recentemente: roupas (57%), eletrônicos e celulares (50%) estão no topo dos produtos mais comercializados pelos entrevistados.
Os eletrônicos são os itens mais desejados, considerados por 62% dos entrevistados, já 56% querem adquirir roupas, enquanto 55% olha para os eletrodomésticos. As respostas seguem a mesma tendência de consumo do ano passado.
Pix e e-commerces em alta
Com 78% das escolhas, o pix ultrapassou o cartão de crédito (71%) como meio de pagamento favorito para compras, invertendo o cenário do ano passado.
Na hora de efetivar a compra, o e-commerce é escolhido por 53%, enquanto os estabelecimentos físicos por 24%.
Cerca de 60% dos entrevistados consideram a compra de itens usados na Black Friday, sendo eletrodomésticos (42%), videogames e computadores (41%), celulares (40%) e móveis (40%) os mais cotados.
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