Mastercard aposta na biometria para acabar com as senhas dos cartõesMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Mastercard quer eliminar uso de senhas em cartões até o fim da década
Mudança busca reduzir as fraudes, principalmente nas vendas on-line
São Paulo - A Mastercard quer eliminar o uso de senhas nos pagamentos com cartões em todo o mundo até 2030. A empresa americana já começou a implementar tecnologias que dispensam a digitação de dados a cada compra. Conhecida pela bandeira de cartão, ela espera utilizar autenticação biométrica, através de ferramentas como o reconhecimento facial, para que os portadores de cartões não precisem digitar senhas ou os números dos cartões ao fazer compras e pagamentos.
A mudança tem dois objetivos. Além de reduzir fraudes, que são sete vezes maiores no varejo on-line que no físico, pesquisas da empresa mostram que quase dois terços dos compradores têm dificuldade para inserir manualmente os dados de cartões ao fazer um pagamento.
Essa dificuldade cria o chamado abandono de carrinho, situação em que o comprador desiste de uma compra no ambiente on-line na etapa do pagamento. De acordo com dados da Mastercard, 25% dos carrinhos são abandonados devido à complexidade ou à demora na realização do pagamento.
O Brasil é um dos mercados em que uma das tecnologias que dispensam a digitação de dados tem sido utilizada: o chamado Click to Pay, que permite ao consumidor cadastrar o cartão em bases de dados das bandeiras, para que utilize em determinadas lojas on-line sem ter de digitar os dados.
No caso dessa e de outras soluções, a empresa aposta na chamada tokenização, que é a criação de versões digitais de um dado ou ativo, para proteger os dados dos clientes. Dessa forma, os dados pessoais do consumidor são armazenados apenas pelo dispositivo que ele utiliza, o que reduz o potencial de fraudes como a clonagem de cartão.
"Assim como ocorreu na transição do uso de assinatura e da tarja magnética para o pagamento por aproximação, agora estamos passando da inserção manual e do uso de senhas para pagamentos seguros e fluidos com apenas alguns cliques", diz em nota o executivo-chefe de Produtos da Mastercard, Jorn Lambert. "Com essa mudança, estamos protegendo dados sensíveis por meio de criptografia avançada e de tecnologias de tokenização."
"Os consumidores da América Latina e do Caribe estão utilizando soluções digitais para serviços financeiros para melhorar suas vidas, e estamos felizes em ver tantos parceiros adotando tecnologias que aumentam a confiança nos pagamentos digitais e levam a experiência de compras online a um novo nível", afirma a vice-presidente de Core Payments da Mastercard na região, Silvana Hernandez.
De acordo com a empresa, as tecnologias que tem implementado para facilitar pagamentos on-line têm aumentado de 3 a 6 pontos porcentuais as taxas de aprovação de transações em todo o mundo, o que gera vendas adicionais de cerca de US$ 2 bilhões ao mês.
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