Levantamento revelou que mais de 77% das vendas feitas no e-commerce foram debitadas via PixMarcello Casal Jr/Agência Brasil

Um levantamento feito a partir da base de dados da Tuna Pagamentos mostra que mais de 77% das vendas feitas no e-commerce foram debitadas via Pix no Carnaval de 2025. A plataforma que otimiza transações financeiras usou como base mais de 40 mil empresas de vendas on-line.

No ranking, o NuPay representou 12,50% das escolhas do consumidor, seguido de 9,92% com o cartão de crédito e 0,28% por boleto. Os números têm como referência a segunda-feira de Carnaval, 3, data que comparada a outras segundas regulares mostrou um pico de vendas no e-commerce.

Os dados mostraram ainda uma mudança no comportamento do consumidor. Apesar de o número de escolha do Pix na segunda de Carnaval 2025 ter se destacado, o dado ainda é menor em comparação com a segunda de Carnaval de 2024, que registrou 92% de escolha do método (16% a mais do que 2025).

Segundo Alex Tabor, CEO da Tuna, isso se deve a diversidade de opções de pagamento de um ano para o outro. "Esse movimento reflete como a diversificação dos meios de pagamento está criando uma experiência mais fluida para os consumidores. É positivo, porque, agora, as pessoas podem escolher a opção mais conveniente para cada situação, sem depender de um único método", afirma.
O executivo ainda ressalta que apesar da queda relativa no uso do Pix, o TPV [Total Payment Volume] da Tuna de todo o Carnaval 2025 — de sexta, 28 de fevereiro, a terça, 4 — foi de quase R$ 106, 5 milhões, um aumento de cerca de 328% em relação a 2024 (R$ 24,8 milhões) e mais de 2.000% na comparação com 2023 (R$ 4,9 milhões).

Enquanto isso, pagamentos feitos via cartão de crédito tiveram um aumento relevante de participação, quase 10% (2025) comparado aos 6% (2024), seguido de menos de 1% dos demais métodos de pagamentos on-line, com uma observação para o NuPay que em 2025, ano de implementação, foi a escolha de mais de 12% do público.