Americanas registrou um lucro bruto de R$ 4,6 bilhões em 2024Divulgação/Americanas

A Americanas registrou crescimento em vendas e maior rentabilidade em sua operação de lojas físicas em 2024, resultado de ações que tiveram como objetivo central ampliar a eficiência comercial, operacional e financeira a partir da implementação de seu plano de negócios. O Ebitda ajustado (ex-IFRS 16) anual saltou de R$ 3,420 bilhões negativos em 2023 para R$ 41 milhões negativos neste mesmo indicador em 2024. Os dados foram reportados nesta quarta-feira, 26, ao mercado.
O volume bruto de mercadoria (GMV) de lojas físicas cresceu 11,9% no ano, enquanto as vendas no conceito “mesmas lojas” avançaram 15,0% na comparação com o ano anterior. No acumulado do ano, a Americanas apresentou expansão de margem bruta e lucro bruto alcançou R$ 4,6 bilhões, um crescimento de 10,4% em relação a 2023.
“Conseguimos cumprir o compromisso de gerar resultados melhores trimestre a trimestre, em bases comparáveis equivalentes. Ou seja, 4T24 contra 4T23 e assim por diante. Tivemos uma Páscoa histórica e realizamos uma Black Friday e um Natal que bateram as expectativas e comprovaram a potência da nossa capilaridade de cerca de 1.600 lojas em mais de 800 municípios do País”, afirma o CEO da Americanas, Leonardo Coelho.
O executivo destaca como alavancas desses resultados a reorganização do sortimento e melhorias em atendimento nas lojas físicas, a relação mais próxima com fornecedores, reequilíbrio do capital de giro, ganhos operacionais em logística e o redimensionamento da presença da Americanas no digital, com um e-commerce complementar à jornada de compra dos mais de 50 milhões de clientes mensais da marca.
Em 2024, as despesas com vendas e gerais e administrativas (SG&A) tiveram redução de 5,4 pontos percentuais em relação à margem registrada em 2023. “A busca constante pela eficiência continua sendo um norte para a nossa operação, que vem reduzindo gastos, revisando processos e trazendo ferramentas para avaliar, de forma sistemática, a qualidade da gestão e a performance. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas esses avanços, alinhados ao nosso propósito de resolver a vida das famílias brasileiras e à maior integração entre os canais, nos dão uma base mais estruturada para 2025”, completou Coelho.