Alexandre Silveira com o vice-presidente de vendas da BYD, Oscar SuDivulgação MME / Agência Gov / Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, começou uma agenda para atrair investimentos em carros elétricos, baterias e data centers, neste domingo (20). A ida do ministro à China é uma antecipação da próxima viagem internacional do presidente Lula prevista para maio de 2025. 
O primeiro compromisso do ministro foi na montadora BYD, na cidade de Shenzhen, multinacional do setor elétrico de energia limpa. O objetivo da pasta é expandir carros elétricos e criar soluções de baterias para estabilização do Sistema Interligado Nacional (SIN).
“Esses recursos são fundamentais para que o Brasil fortaleça sua liderança dentro da transição energética global, transformando ainda mais a nossa energia e a nossa mobilidade. Nesta agenda, em que reforçamos a política pautada no diálogo e na cooperação entre os países, que é característica do nosso presidente Lula, estamos robustecendo a parceria com o setor automobilístico e fortalecendo parcerias, o intercâmbio tecnológico e atraindo investimentos que gerem empregos, inovação e desenvolvimento sustentável para o nosso país”, disse o ministro Alexandre Silveira.
O vice-presidente da BYD na América Latina, Oscar Su, reforçou com o ministro o desafio de colocar o Brasil na frente da economia verde, promovendo assim o uso de energias renováveis sem o uso do carbono.