No Estado, cerca de 140 mil famílias ainda não solicitaram à Enel a tarifa social de energiaFoto: Marcos Fabrício
Apesar do grande número de beneficiados, a Enel estima que 720 mil famílias, elegíveis ao programa, ainda não se cadastraram na Tarifa Social. O potencial de crescimento é de 21%, portanto. Ao analisar a demanda reprimida por estado, São Paulo se destaca, com aproximadamente 350 mil famílias elegíveis fora do cadastro. O Ceará vem na sequência, com cerca de 230 mil famílias, e, por fim, o Rio de Janeiro, com aproximadamente 140 mil famílias.
A Tarifa Social é um programa do governo federal que oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Para ter direito ao benefício, é preciso atender a alguns critérios, como ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo nacional por pessoa ou ser beneficiário do BPC.
Como funciona o desconto
O desconto da TSEE varia de acordo com a faixa de consumo de energia:
- Até 30 kWh/mês: 65% de desconto;
- De 31 a 100 kWh/mês: 40% de desconto;
- De 101 a 220 kWh/mês: 10% de desconto;
- Acima de 220 kWh/mês: 0% de desconto.
Indígenas e Quilombolas
- 100% de desconto até 50 kWh/mês;
- 40% de desconto para consumo acima de 51 kW/h.
Quem tem direito
Para ter direito à Tarifa Social, é preciso atender a alguns requisitos:
- Família inscrita no CadÚnico com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional, com cadastro atualizado nos últimos dois anos;
Para solicitar a Tarifa Social, o cliente Enel precisa ter:
- CPF e Carteira de Identidade (ou outro documento oficial com foto);
- Inscrição no CadÚnico atualizada há, no máximo, dois anos;
- Quem ainda não possui o CadÚnico deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo. No momento do cadastro, já é possível informar o número da unidade consumidora para receber o benefício;
- Número de Identificação Social (NIS);
- Para indígenas, é aceito o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani).
Com a documentação em mãos, o consumidor pode solicitar a inclusão no programa por meio do call center, pelo número 0800 28 00 120, ou presencialmente nas Lojas de Atendimento, mediante agendamento prévio pelo site www.enel.com.br.
A confirmação da inclusão na Tarifa Social será comunicada por mensagem na conta de energia. Caso o cadastro não seja efetivado, o cliente será informado por correspondência.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.