Asserj comemora o bom desempenho do setor de supermercados no Estado@aleksandarlittlewolf por freepik
Para o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz, os números reforçam a solidez do setor. “Mesmo em um cenário desafiador para o comércio em geral, os supermercados seguem desempenhando um papel fundamental para a economia do estado. Isso demonstra a capacidade de adaptação do setor e a sua relevância para a população”, afirma Queiróz.
Em âmbito nacional, os supermercados também apresentaram forte crescimento em abril (+7,0%), recuperando as perdas de março (-1,2%). Todas as 12 unidades da federação analisadas pelo IBGE registraram crescimento no setor, com destaque para Santa Catarina (+14,6%).
No acumulado do primeiro quadrimestre de 2025, a receita dos supermercados fluminenses cresceu 1,8%, também em termos reais, em comparação com o mesmo período de 2024. Vale destacar que esse crescimento ocorreu sobre uma base elevada, já que o setor havia registrado um forte avanço de 5,9% no mesmo intervalo do ano anterior. Apesar da desaceleração no ritmo de crescimento ao longo dos últimos 12 meses, abril trouxe uma leve recuperação na curva de desempenho do setor.
O desempenho positivo dos supermercados ajudou a atenuar o resultado negativo do varejo fluminense no acumulado do ano, que caiu 2,2% – o pior início de ano desde 2020, durante a pandemia. As maiores quedas vieram dos segmentos de combustíveis (-13,7%), informática e comunicação (-6,9%), livrarias e papelarias (-5,7%) e vestuário e calçados (-2,8%).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.