Mutirão de renegociação de dívidas vai até o dia 11Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Diante da alta adesão ao mutirão emergencial de negociação com os bancos e financeiras, a Serasa estendeu a ação até o dia 11 e está disponibilizando um telefone gratuito para facilitar os acordos com até 97% de desconto. Nas duas semanas iniciais da ação, criada para ajudar 35 milhões de brasileiros que devem para bancos e financeiras, o volume de acordos com esse segmento cresceu 24% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para estimular o pagamento das contas que mais endividam o brasileiro, a Serasa está disponibilizando o telefone gratuito: 0800 040762.
“O número 0800 facilita especialmente as negociações para os devedores que têm alguma dificuldade de usar os meios digitais e preferem o atendimento humano”, explica Cláudio dos Santos, coordenador da operação. “Nos dois últimos Feirões Limpa Nome percebemos que cresce o número de pessoas dispostas a negociar quando oferecemos um telefone gratuito com atendimento humano”, afirma Santos.
Desde 16 de junho, o mutirão nacional reúne 40 bancos e financeiras que estão oferecendo descontos especiais de até 97% justamente para reduzir a inadimplência no sistema bancário. O mais recente Mapa de Inadimplência divulgado pela Serasa, com dados de maio, revela que há 77 milhões de consumidores com o CPF negativado. As dívidas bancárias e financeiras são a principal origem dessas pendências, respondendo por quase 50% das negativações do País.
O mutirão nacional nasceu a partir de pesquisa produzida pelo Instituto Opinion Box. O estudo revelou que 77% dos endividados do sistema financeiro já tentaram negociar suas dívidas, mas não encontraram opções favoráveis de negociação, motivo pelo qual a Serasa convocou os bancos e financeiras para esta ação especial.
Cenário no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, já foram concedidos mais de R$273 milhões em descontos em mais de 62 mil acordos fechados. No Rio de Janeiro, o número de inadimplentes ultrapassa 7,6 milhões de pessoas. Dentre os inadimplentes no Estado, mais de 3,6 milhões possuem dívidas com instituições financeiras. Ao todo, os consumidores fluminenses podem aproveitar mais de 44 milhões de ofertas disponíveis para regularizar suas pendências financeiras.