Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento participou do programa da Ana Maria Braga, na TV GloboReprodução/TV Globo

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira, 31, que a lista de exceção à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros é resultado de "longa conversa com membros do governo dos Estados Unidos". Ele explicou ainda que 35,9% do total de exportações para os EUA serão afetadas com a nova tarifa.
Cerca de 45% dos embarques ficaram de fora dessa taxa proibitiva e, para cerca de 20%, não teve alteração, pois eram produtos como aço e alumínio, com tributação separada.

A proposta é detalhar e explicar para o público os efeitos da tarifa de 50% sobre parte dos produtos brasileiros, oficializada na quarta-feira (30). O político participou do o programa Mais Você, na TV Globo.

Alckmin está comandando as negociações sobre o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos. A oficialização da taxação veio com uma lista de quase 700 exceções em anexo.
O ministro afirmou que o governo Lula continua com o diálogo com os Estados Unidos e a intenção é aumentar o comércio com o país. "Negociações começam hoje", disse.

"Nós não criamos o problema, mas queremos resolver", afirmou o vice-presidente, destacando que um contato do chefe do Executivo brasileiro com o presidente dos EUA precisa de uma preparação.

"Vamos trabalhar para preservar empregos, produções e para avançar em mercados", afirmou.