Indústria de calçados enfrenta queda nas exportaçõesAbicalçados/Divulgação
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), 4,2 milhões de pares de calçados foram importados em julho, o que representou aumento de 98,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em receita, o aumento foi de 89,6%.
Nos sete primeiros meses de 2025, as importações somaram 26,58 milhões de pares e US$ 337,8 milhões, o que representou aumento tanto em volume (+27,5%) quanto em receita (+30,5%) na comparação ao mesmo período de 2024.
Exportações em baixa
Já nos sete primeiros meses de 2025, as exportações ainda seguem positivas, mas em um ritmo decrescente. No período, foram embarcados para o exterior 59,88 milhões de pares, um incremento de 6,6%. Essas vendas geraram US$ 574 milhões, o que representa um crescimento de 0,7%.
Segundo a Abicalçados, a desaceleração das exportações se dá pelo acirramento da concorrência internacional, principalmente porque a China vem redirecionando suas exportações dos Estados Unidos para outros mercados, buscando fugir da sobretaxa que vem sendo aplicada pelo governo norte-americano. Com isso, as exportações brasileiras para a Europa e para a América Latina vem sendo diretamente impactadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.