O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que 99.012 trabalhadores ainda não realizaram o saque do Abono Salarial, totalizando R$ 114,3 milhões disponíveis. O prazo para retirada vai até 29 de dezembro de 2025.
Neste mês, o órgão iniciou o processamento das informações encaminhadas pelas prefeituras dentro do prazo excepcional, encerrado em 20 de junho. Com isso, servidores públicos que tiveram atraso no pagamento do benefício referente ao ano-base de 2023 deverão receber os valores em 15 de outubro.
A consulta ao valor e à instituição responsável pelo pagamento estará disponível a partir de 5 de outubro, pela Carteira de Trabalho Digital (gratuita nas lojas de aplicativos) ou pelo Portal GOV.BR.
Números
Em 2023, 25,4 milhões de trabalhadores foram identificados com direito ao Abono Salarial, considerando também a revisão dos cinco anos anteriores. Até o momento, 24,7 milhões já receberam o benefício, somando R$ 29,1 bilhões pagos. A cobertura chega a 97,09%, mas quase 100 mil trabalhadores seguem sem sacar o recurso.
Quem tem direito
O benefício é destinado a trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, que tenham recebido de empregadores contribuintes até dois salários mínimos médios mensais no período trabalhado. É necessário ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado. Também é preciso que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na RAIS ou no eSocial.
Pagamento
O abono é pago pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. No caso da Caixa, o crédito é feito em conta corrente, poupança ou Conta Digital. Quem não tem conta pode sacar em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes. Pelo Banco do Brasil, o pagamento pode ser feito em conta, via TED, PIX ou saque direto nas agências.
Informações
Dúvidas podem ser esclarecidas nos canais de atendimento do MTE, nas Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo telefone 158.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.