Citroën Basalt poderá ser utilizado como Uber Black até o fim de 2026Divulgação

A Uber voltou atrás e não irá mais excluir o carro Citroën Basalt da categoria Black a partir de janeiro de 2026. O automóvel poderá circular pelo modelo de corrida Premium do aplicativo até 31 de dezembro do ano que vem.
A mudança veio após reclamações de motoristas que investiram no veículo, mas se depararam com o anúncio da exclusão. A insatisfação da classe com a plataforma, no entanto, ainda é grande.
A justificativa da empresa, que conecta motoristas e passageiros, para realizar as exclusões é aumentar a atratividade destes produtos (corridas que visam maior conforto), buscando oferecer o melhor serviço para os clientes. Também houve mudanças na categoria Comfort.
Alívio, mas cobranças seguem
Nesta terça-feira (28), o DIA conversou com Douglas Pereira, motorista da Uber e dono de um Citroën Basalt. Ele, que é morador de Belford Roxo e tem 33 anos, disse estar aliviado com a mudança.
"A sensação foi de alivio por saber o que o carro fica pelo menos mais um ano no categoria. Agora dá para sentar e fazer as contas com mais calma e até mesmo se planejar".
No entanto, ele garantiu que a insatisfação da classe com a empresa segue alta e que muitos outros motoristas foram duramente prejudicados.
"As insatisfações não acabaram com o recuo da empresa porque ela voltou atrás somente de um carro, que foi o Basalt. Mas e os outros colegas que foram prejudicados? No caso do Kardian, Duster, Logan, Argo…", lembrou.
"Todos deveriam ter o mesmo prazo para serem retirados. Precisamos tornar isso uma regra bem definida e clara. Os carros só podem ser retirados da categoria com aviso antecipado de 2 anos... A mobilização através da internet é a nossa maior arma", apontou.
Douglas investiu alto no Citroën Basalt - Arquivo Pessoal
Douglas investiu alto no Citroën BasaltArquivo Pessoal

Na última semana, ele demonstrou um enorme descontentamento com a decisão da empresa e também uma preocupação com as próprias contas, já que ele se comprometeu com uma série de parcelas que totalizam mais de R$ 120 mil em 4 anos.
Exclusões
Os seguintes veículos serão excluídos definitivamente da categoria a partir de 5 de janeiro:
- Renault Kardian
- Chery Tiggo 3X
- Peugeot E-2008
- Chery Tiggo 3
- Hyundai Kona Hybrid
- JAC Motors J3 Turin
- JAC Motors iEV 40
Confira mais mudanças na Uber e depoimentos de motoristas insatisfeitos com as alterações tanto na modalidade Black quanto na Comfort.