O fim de ano se aproxima e com ele as promoções de Black Friday, período de descontos aguardado pelos consumidores e que já virou parte do calendário brasileiro. Para ajudar o consumidor a se proteger de golpes e a identificar armadilhas, o Nubank compartilhou algumas dicas importantes para evitar golpes ou fraudes em busca de bons preços.
As principais recomendações são:
- Redobre a atenção para evitar cair em falsas promoções: desconfie de produtos a preços irreais e verifique o preço do mesmo produto em lojas conhecidas.
- Golpistas utilizam perfis falsos em redes sociais, anúncios ou postagens patrocinadas com logotipos de marcas conhecidas para atrair as vítimas. Certifique-se sempre de que a conta de redes sociais ou site com o qual se está interagindo é o oficial da empresa.
- Criminosos frequentemente usam o nome e até o logotipo de bancos e fintechs, por exemplo, em mensagens falsas com promessas de crédito, cashback ou promoções. O Nubank nunca envia links de ofertas por WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Toda comunicação oficial ocorre pelo aplicativo, site e perfis oficiais em redes sociais.
- Ao interagir com fraudadores, o risco é duplo: além de não receber o produto, o cliente pode acabar cedendo seus dados pessoais, de cartão de crédito e senhas. Desconfie de mensagens diretas ou e-mails que oferecem promoções inesperadas. Mensagens fraudulentas costumam simular comunicações de empresas conhecidas por e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais e a melhor forma de se proteger é evitando clicar em links de ofertas que possam parecer suspeitas.
- Ao fazer uma transferência por Pix, confira com cuidado os dados do recebedor. Caso perceba que caiu em um golpe, após concluir a operação, acione o botão de contestação do Pix diretamente no app da instituição financeira. Mas atenção: o recurso não deve ser utilizado em casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como digitação errada de chave).
- Caso os sistemas reconheçam uma conta destinatária como associada a denúncias anteriores de fraude, o cliente visualizará o Alerta de Golpe, e terá a opção de prosseguir ou cancelar a transação.
- Para pagamento com cartão de crédito, e em compras on-line, a recomendação é utilizar o cartão virtual ou o virtual temporário, disponível no app do Nubank. Ele tem dados diferentes do cartão físico e pode ser facilmente cancelado, caso o usuário entenda que caiu em um golpe.
- Se um e-commerce oferece a opção de pagar com NuPay, pode confiar. Esse site passou pelo processo de homologação/validação do Nubank. Certifique-se apenas que o processo de confirmação da compra irá acontecer dentro do app.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.