Evento é destinado a empreendedores que moram no subúrbioInternet/Reprodução

O Epicentro, projeto multiplataforma amplificador de negócios criativos do subúrbio carioca criado pela Duto e com patrocínio da Secretaria Municipal Especial da Juventude, realiza o Summit. Trata-se de uma conferência gratuita que busca trazer aos empreendedores do subúrbio ensinamentos sobre negócios e debater propostas para o desenvolvimento do ecossistema criativo da região.

A ação, que é uma parceria do Sebrae e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), acontecerá nesta sexta-feira, 14, e sábado, 15, das 14h às 19h, em dois ambientes: Palácio Rio 450, em Oswaldo Cruz, e o Duto Roof, em Madureira. Todas as atividades acontecerão de forma gratuita.

Os organizadores esperam estimular o potencial de empreendedores, estudantes, pesquisadores e todos que se interessam por adquirir conhecimento sobre formalização do trabalho, planejamento na estruturação e desenvolvimento de negócios da música, ferramentas assertivas na venda de ideias e projetos, a força do conteúdo digital para potencializar pequenos empreendimentos, além de tirar dúvidas sobre o uso do MEI e muitos outros temas.

“O Summit é um evento de extrema relevância para revelar e apresentar para o mundo o potencial criativo e econômico de Madureira e toda Zona Norte do Rio. Berço de riqueza cultural e talentos reconhecidos, Madureira vive um renascimento cultural, com negócios criativos, que vale a pena acompanhar de perto”, explica Vandré Brilhante, diretor do Cieds.
Salvino Oliveira, secretário da Juventude do Rio de Janeiro, complementa. “Este evento é um catalisador para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o subúrbio, proporcionando um espaço para que as mentes mais brilhantes da cidade se conectem e colaborem em busca de soluções práticas para problemas reais', destaca.

No intuito de propiciar um ambiente que desenvolva a economia criativa e negócios de impacto sócio econômico, o evento selecionou nomes de peso para os painéis e oficinas. Alguns deles são Cris Falcão, economista pela Universidade Mackenzie com MBA em Marketing pela ESPM; Flávia Tendler, Advogada de Direito Autoral e Entretenimento; e Thiago Hiagohideki, formado em Digital Marketing e Music Business pela Berklee College of Music. Os três dividirão com o público sua expertise sobre a estruturação e o desenvolvimento de negócios no mercado da música.

Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio, reforça que muitas vezes, o empreendedor não foca na gestão do seu negócio. E isso se torna um problema a longo prazo. “Um evento desse setor apoia e valoriza empreendedores culturais. Quem empreende com a criatividade, muitas vezes não prioriza a gestão de negócios. A nossa expertise vai contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento desses empreendedores para que tenham negócios criativos e sustentáveis”, explica.

Para se inscrever ou saber mais informações sobre o Epicentro Summit, basta acessar o link disponível na bio do Instagram @epicentro.eco.
Programação

Sexta-feira 

Palácio Rio 450 — Rua Carolina Machado, 920 - Oswaldo Cruz
- Das 14h às 15:30h: Oficina: Processos de formalização para desenvolvimento do negócio criativo.

- Das 16h às 17h: Painel Music Business - A Importância do planejamento na estruturação e desenvolvimento de negócios da música.

- Das 18h às 19:30h: Painel Comunicação, mídia e influência.


Duto Roof — Rua Carvalho de Souza, 237, cobertura - Madureira
Das 15h às 18h: Oficina Como produzir conteúdos digitais eficientes para pequenos negócios criativos.


Sábado

Palácio Rio 450

Das 14h às 15:30h: Painel Economia criativa, transformando ideias em produtos e negócios.

Das 16h às 17:30h: Painel Leis de incentivo e seus pontos chaves no fomento de projetos culturais.

Das 18h às 19h: Painel Diversidade, mídia e entretenimento consciente.


Duto Roof


Das 15h às 18h: Oficina Pitching: Técnicas para desenvolver uma abordagem assertiva na venda das suas ideias e projetos.