O primeiro semestre registra aumento da oferta de vagas de emprego, indica a pesquisa do InfoJobsReprodução/Internet

Afinal, o ano só começa mesmo depois do carnaval? No mundo corporativo, não — principalmente quando se fala em períodos de maior oferta de vagas. Um levantamento do Infojobs, empresa que desenvolve soluções para RH, mostrou que o período com mais contratações é no primeiro mês do ano, segundo 46,8% dos profissionais de Recursos Humanos consultados.
O Carnaval, neste quesito, fica em segundo lugar, com 24,7% das respostas, seguido do início do segundo semestre, com 15,6% e fim do ano, com 13%. “Nos meses de novembro e dezembro, as empresas tendem a planejar o ano seguinte, definindo metas e elaborando estratégias de crescimento. Portanto, é natural que as oportunidades apareçam em maior volume. Eu diria que o resultado é reflexo daquele ditado ‘ano novo, vida nova’, a fim de crescer ainda mais contratando novos colaboradores”, explica Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.
As expectativas neste semestre são boas para quem busca um novo emprego. Entre os recrutadores participantes da pesquisa, 76, 6% dizem que a empresa pretende fazer contratações após a folia. Destes, 83,1% afirmaram que os processos seletivos já estão em andamento.
Em relação ao volume médio, o número varia: 28,8% afirmaram que são até 5 vagas, já de 1 a 3 e mais de 20 aparece empatado com 23,7% das respostas. Dessas posições, os cargos de auxiliar ou assistente aparecem em destaque com 38,2%.
Áreas em alta em 2023
Um outro levantamento do Infojobs mostrou as áreas mais promissoras para 2023. Em primeiro lugar, está a comercial, para funções desde operacionais até cargos de gerência.
O setor de tecnologia está em alta há alguns anos e conquistou o segundo lugar no ranking novamente. Há oportunidades para todos os níveis hierárquicos, de estagiário a consultor.
Terceira e quarta posições ficaram com administração e logística, respectivamente. No entanto, as vagas exigem cada vez mais habilidades específicas para atender as necessidades do mercado atual. Há ofertas para todos os cargos, de operacionais a supervisão.
Profissionais do setor de alimentos e gastronomia também encontram mais oportunidades, principalmente porque o segmento está em retomada pós-pandemia. Estão disponíveis vagas para todos os níveis, de operacional a coordenador.
Para este ano, profissionais da indústria, construção civil, finanças, serviços gerais e recursos humanos também podem encontrar grande quantidade de oferta de emprego para diversos níveis, já que as áreas também estão aquecidas.