Lula conversou com representantes das centrais sindicais da EspanhaRicardo Stuckert/PR
Lula se reúne com centrais sindicais espanholas para debater reforma trabalhista
O governo federal deve apresentar uma proposta de regulamentação do trabalho por aplicativo até o fim deste semestre
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se reuniram nesta terça-feira, 25, com lideranças sindicais espanholas do Sindicato Unión General de Trabajadoras y Trabajadores de España (UGT) e da Comisiones Obreras (CCOO). De acordo com o Planalto, Lula e as centrais conversaram sobre a reforma trabalhista na Espanha, “que recuperou direitos e lidou com a questão da melhora de condições de vida dos trabalhadores de aplicativos”. “Uma das conquistas dos trabalhadores espanhóis foi a obrigação de que as empresas abram os dados e parâmetros dos algoritmos das empresas”, explicou a Presidência, em comunicado.
O governo federal deve apresentar uma proposta de regulamentação do trabalho por aplicativo até o fim deste semestre. O Ministério do Trabalho tem ouvido representantes dos próprios trabalhadores e das plataformas de serviços, especialistas e estudado a legislação de outros países para chegar a um consenso sobre uma proposta que assegure direitos à categoria.
O presidente Lula está em viagem oficial à Europa desde sexta-feira, 21. Nesta terça-feira, ele foi homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa. Na sequência, a comitiva brasileira embarcou para Madri, capital da Espanha, onde permanece quarta-feira, 26.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.