VagasMarcelo Camargo/Agência Brasil

Rio - O mercado de trabalho do Rio de Janeiro inicia o mês de maio com 2.461 oportunidades de trabalho e estágio para profissionais e estudantes de diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades abrangem pessoas sem experiência comprovada em carteira de trabalho e aquelas com alguma deficiência (PCDs). Há também diversas oportunidades para os setores de serviços administrativos, vendas, comércio, serviços gerais e construção civil. Do total das vagas oferecidas, 1.156 são de estágio e Jovem Aprendiz. Confira:
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), oferece 1.305 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade, com e sem experiência, em diversos bairros nas zonas norte, sul e oeste, inclusive estágios, dos quais 397 são para pessoas com deficiência (PcD). A faixa salarial é de R$ 900 para estágios a R$ 4 mil.
"Nesta semana destaco 129 novas vagas para operador de loja com fundamental completo e sem necessidade de experiência", ressalta o secretário Everton Gomes.
A secretaria também divulga 179 oportunidades de qualificação gratuitas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre elas o curso de Eletricista Industrial, que será realizado na Unidade da Benfica e está com vagas abertas para manhã e tarde, com escolaridade de fundamental completo e inscrições até 4 de maio.
Há sete Centros Municipais de Emprego disponíveis para inscrições, devendo levar CPF, identidade, carteira de trabalho, comprovante de escolaridade e de residência. Eles funcionam das 8 às 16h, e ficam em Campo Grande (Rua Coxilha, s/n), Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931), Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2080), Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58), Tijuca (Rua Camaragibe, 25), Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, CIAD- exclusivo para pessoas com deficiência) e Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1400 salas 172 e 173).
Os interessados devem preencher o formulário on-line e enviar o currículo para o e-mail trabalho.smte@gmail.com. Para as oportunidades destinadas aos trabalhadores com deficiência, é preciso enviar o currículo para o e-mail: vagaspcd.smte@gmail.com.
CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) oferta 1.156 oportunidades de estágio, sendo que 559 para Ensino Superior. Em Barra Mansa, há duas vagas para administração e uma para jurídico.
Em Duque de Caxias, há uma vaga para esportes, uma para educação, duas para jurídico e uma para serviço social.
Já em Macaé, são três oportunidades para administração, três para educação, uma para psicologia, três para ciências contábeis, uma para engenharia de produção, duas para esportes, uma para farmácia, uma para arquitetura e urbanismo e uma para nutrição.
Em Nova Friburgo, há uma vaga para educação. Já em Petrópolis, há oito vagas para administração e uma para ciências contábeis.
Em Niterói, são 11 vagas para administração, uma para comunicação social, três para construção civil, duas para ciências contábeis, seis para educação, seis para informática, cinco para jurídico, uma para marketing e uma para arquitetura e urbanismo.
No Rio de Janeiro, há 168 vagas para administração, cinco para ciências econômicas, uma para arquivologia, 30 para comunicação social, nove para construção civil, 22 para ciências contábeis, duas para design, 40 para educação, sete para elétrica-eletrônica, cinco para farmácia, 29 para informática, 61 para juridico, cinco para letras, 87 para marketing, uma para nutrição, cinco para produção mecânica, duas para psicologia, três para saúde, cinco para química, 33 para engenharia de produção, seis para segurança, seis para arquitetura e urbanismo, quatro para artes, duas para indústria e sete para comércio exterior.
Para quem busca oportunidades de Jovem Aprendiz e de estágio de nível técnico, o Ciee concentra 587 vagas. Em Barra Mansa, são 14 para Aprendiz.
Em Campos, há seis ofertas para Ensino Médio. Em Duque de Caxias, existem 13 oportunidades para Aprendiz e uma para Ensino Médio.
Em Macaé, são 35 vagas de Aprendiz, 13 para Ensino Médio, cinco para técnico em administração, duas para técnico em mecânica, duas para técnico em informática e uma para técnico em elétrica-eletrônica. Já em Niterói, há 70 vagas para Aprendiz, 15 para Ensino Médio, duas para técnico em administração e uma para técnico em saúde.
Em Nova Friburgo, há quatro vagas para Aprendiz. Em Nova Iguaçu, são 18 vagas para Aprendiz. Já em Teresópolis, são duas vagas para Aprendiz e uma para Ensino Médio.
No Rio de Janeiro, há 256 vagas para Aprendiz, 84 para Ensino Médio, dez para técnico em administração, uma para técnico em mecânica, uma para técnico em construção civil, 15 para técnico em elétrica-eletrônica, seis para técnico em indústria, três para técnico em informática, uma para técnico em embelezamento/estética, quatro para técnico em saúde e uma para técnico em química.