Oportunidades de emprego para PCDs registram alta no Rio de JaneiroDivulgação
Em escala nacional, as áreas com mais oportunidades para pessoas com deficiência estão: comercial (34,5%), administrativa (13,4%), logística (10,8%), industrial (6,9%) e alimentação (6,4%).
O estudo também mostrou especificações das vagas. Entre as oportunidades em aberto, 24,6% são destinadas a pessoas com deficiência física; 22,3% a deficientes auditivos; 21,9% a deficientes visuais; 13,8% a pessoas com deficiência mental; 11,6% a reabilitados; 5,9% a pessoas com deficiência psicossocial.
Cultura inclusiva em empresas para PcDs
Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, acredita que, além dos empregos destinados a PcDs, as empresas devem desenvolver políticas para tornar o dia a dia de fato inclusivo. "Não adianta o setor de recursos humanos criar vagas afirmativas e a empresa não ser acessível, com rampas de acesso, banheiros adaptados, elevadores e equipamentos. Também é fundamental trabalhar uma cultura organizacional que valorize a diversidade, com treinamentos aos gestores e trabalhadores e demais medidas que mostram o compromisso com a inclusão", alerta.
De acordo com a executiva, outra medida importante é estabelecer um canal aberto para que os funcionários possam apresentar sugestões, reclamações, problemas ou denunciar situações de discriminação.
"A tecnologia está à disposição para ajudar em situações como essa. Uma sugestão é promover encontros entre gestores e liderados para entender sobre os desafios da rotina. Durante essas reuniões será possível analisar como otimizar o trabalho, como a inclusão de softwares especializados e necessidade de adaptações em equipamentos e mobiliários", pontua.
Ana Paula ainda acredita que as empresas devem fazer uma varredura geral no que já estão aplicando hoje a fim de entender como podem valorizar e promover o bem-estar dos colaboradores em geral. No que diz respeito à promoção de inclusão, ela ainda incentiva a criação de eventos, programas de desenvolvimento e demais atividades para enriquecer o aprendizado e abrir mais oportunidades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.