Para as provas da manhã, os portões será abertos às 7h30Arquivo/Agência Brasil
Portões para prova do 'Enem dos Concursos' abrem às 7h30; confira todos os horários
Cerca de 2,1 milhões de candidatos concorrem a 6.640 vagas
As provas do Concurso Público Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos", acontecem neste domingo, 18. Os cerca de 2,1 milhões de candidatos que concorrem a 6.640 vagas devem ficar atentos aos horários.
Horários das provas do concurso público nacional unificado
Pela manhã, os portões abrem às 7h30 (horário de Brasília), e, à tarde, às 13h. Em alguns estados do País, ela será antecipada devido ao fuso horário.
Após serem abertos, os portões fecham uma hora depois em ambos os casos (manhã e tarde). A prova da manhã terá duração de até duas horas e meia, e a da tarde será mais longa, já que o candidato terá até três horas e meia para realizá-la.
Nos dois casos, o candidato deve respeitar o tempo de permanência mínimo de duas horas para realizar a prova. Se sair antes, será eliminado. Confira abaixo todos os horários.
Turno da manhã
7h30 - abertura dos portões;
8h30 - fechamento dos portões;
9h - início das provas;
11h - horário em que o candidato poderá sair;
11h30 - término do horário das provas.
Turno da tarde
13h - abertura dos portões;
14h - fechamento dos portões;
14h30 - início das provas;
16h30 - horário em que o candidato poderá sair;
17h30 - término do horário das provas.
Modelo de disputa e estrutura das provas
O modelo de disputa criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é inédito. Ele dividiu os editais em oito blocos, sendo o do um ao sete para vagas de nível superior, e, o último, para vagas de nível técnico e médio. Com isso serão aplicadas provas diferentes.
Provas por nível de escolaridade
Pela manhã, os candidatos de vagas que exigem nível superior (bloco 1 ao 7) responderão a 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e uma pergunta dissertativa de conhecimento específico. Os candidatos às vagas de nível médio e técnico (bloco 8) terão que produzir uma redação e 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais.
À tarde, serão 50 questões de múltipla escolha de conhecimentos específicos para os inscritos às vagas de nível superior, dez a mais do que os candidatos às vagas de nível médio, que responderão a 40.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.