Inscrições para os cursos estão abertas até o dia 15 de maio Tomaz Silva/Agência Brasil

A Fundação Darcy Vargas (FDV) e a Weave Gestão em Cultura firmaram uma parceria para o lançamento do "Patrimoniará", um projeto cultural que visa promover a valorização do patrimônio imaterial e a formação cultural na região da Pequena África, no Rio de Janeiro. A iniciativa oferece aos moradores da região cursos gratuitos voltados para o fortalecimento da identidade cultural local e a criação de novas oportunidades profissionais.
O "Patrimoniará" contempla três cursos, com uma oferta total de 90 vagas para jovens (a partir de 16 anos) e adultos, de todos os gêneros, em situação de vulnerabilidade social. As aulas serão seguidas por uma exposição de arte visual, onde os alunos poderão apresentar os trabalhos realizados durante os cursos.
Entre os cursos oferecidos, o "Carnaval em Foco: Sonhos, Adereços e Alegorias", se destaca ao abordar o artesanato carnavalesco e o papel essencial dos adereços nas escolas de samba. A proposta é proporcionar aos alunos uma imersão na criação de alegorias, abrindo também portas para o mercado de trabalho do carnaval.
Outro curso é o "Turismo, Educação Patrimonial e Identidades na Pequena África". O objetivo é ensinar aos alunos a valorização do patrimônio cultural da região, além de prepará-los para atividades turísticas que promovam a rica diversidade histórica da Pequena África.
Além disso, o "Marcenaria Ancestral: Jogos Africanos e Biojoias Sustentáveis" irá ensinar técnicas de marcenaria e a criação de biojoias com materiais reciclados, enquanto explora o significado histórico de jogos de tabuleiro africanos.
As inscrições para os cursos estão abertas até o dia 15 de maio e podem ser feitas através do formulário online, pelo WhatsApp da Fundação Darcy Vargas, (21) 96494-4245, ou pelo perfil @patrimoniara do projeto no Instagram. As aulas serão ministradas na sede da FDV, com todos os custos de materiais didáticos, lanche e recursos para as atividades práticas cobertos pelo projeto.