Vagas abrangem pessoas sem experiência comprovada em carteira de trabalho Mauro Pimentel / AFP

Rio - O mercado de trabalho do Rio de Janeiro está com pelo menos 4.491 vagas de trabalho, estágio e jovem aprendiz para profissionais e estudantes de diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são voltadas tanto para pessoas sem experiência comprovada em carteira de trabalho quanto para aquelas com deficiência (PCDs). Há também diversas posições para os setores de serviços administrativos, vendas, comércio, serviços gerais e construção civil.
Confira:
SMTE
O Rio está com 1.948 vagas de emprego abertas, sendo 468 destinadas a pessoas com deficiência. Nesta segunda-feira (19.05), a Prefeitura do Rio divulga, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), lista de oportunidades em diferentes bairros da cidade. E, com o “Trabalha Rio Hotéis”, feira de empregos voltada para o setor hoteleiro em Copacabana, novas vagas de emprego estarão disponíveis para os cariocas.

Nesta semana, há 248 oportunidades para quem quer trabalhar como operador de telemarketing na Cidade Nova e em Del Castilho; 200 para auxiliar de carga e descarga; 50 para operador de estoque; 50 para ajudante de açougue; 50 para vigilante, 42 para doméstica, entre muitas outras oportunidades em diferentes bairros. 
Para quem está em busca de estágio, há vagas para quem está cursando Administração (9); Letras/Português/Inglês (5); Pedagogia (4); Engenharia (4); Ciências Contábeis (3); Marketing (2); Ciência da Computação (2); Gestão de Recursos Humanos (2); Técnico em Segurança do Trabalho (2); Arquitetura (1); Turismo (1); Comunicação (1); Publicidade (1); Direito (1); Nutrição (1); Técnico em Eletrônica (1); Tecnologia da Informação (1); Técnico em Química (1).
Os trabalhadores que quiserem cadastrar o currículo no banco de oportunidades da SMTE podem acessar, pela internet, o link https://tr.ee/L30k1tDGoz.
Setrab
A penúltima semana de maio começa com a oferta de 1.095 oportunidades de emprego formal no Rio de Janeiro, captadas pela Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). As vagas estão distribuídas pelas regiões Metropolitana, Serrana e Médio Paraíba do estado e, em sua maioria, são do setor de Serviços.

A Região Metropolitana oferece remuneração de um a dois salários mínimos (R$ 1.518 a R$ 3.036) para as posições de açougueiro, ajudante de motorista e auxiliar de limpeza, que exigem experiência anterior e o Ensino Fundamental. Para pessoas com deficiência (PcD), são 430 vagas para diferentes funções e salários.

Na região do Médio Paraíba, existem oportunidades como auxiliar de cozinha, atendente balconista e auxiliar de escritório. Já na região Serrana, as 217 ofertas de emprego estão distribuídas por diferentes bairros da cidade de Teresópolis. A remuneração média varia de um a dois salários mínimos, para funções como as de auxiliar de almoxarifado, balconista e borracheiro.

De acordo com o Observatório do Trabalho da Setrab, a maioria das vagas captadas (70,9%) é do setor de Serviços, enquanto 29,1% são do Comércio. Por nível de escolaridade, 38,3% das oportunidades pedem o Ensino Médio completo e 26% o Ensino Fundamental completo. A maior parte das vagas (77,3%) exige experiência.

É importante manter cadastro e currículos atualizados no Sistema Nacional de Emprego, que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine com os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. O endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas podem ser encontrados no Painel Interativo de Vagas, disponível no site www.rj.gov.br/trabalho.
CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferta 1.448 oportunidades de estágio, sendo 735 para o ensino superior. Os interessados devem acessar o site.
No Rio de Janeiro, são 496 vagas divididas entre as áreas de Administração (154), Agropecuária (1), Arquitetura e Urbanismo (5), Arquivologia (3), Biologia (1), Comércio Exterior (4), Comunicação (4), Construção Civil (10), Contabilidade (22), Design (4), Direito (136), Economia (5), Elétrica-Eletrônica (11), Enfermagem (10), Engenharia de Produção (1), Esportes (5), Farmácia (1), Gastronomia (7), Informática (23), Marketing (14), Nutrição (3), Pedagogia (52), Produção Mecânica (3), Psicologia (7), Química (2), Telecomunicações (1) e Turismo/Lazer (7).
Em Barra Mansa, são 17 oportunidades em Administração (13), Contabilidade (1), Odontologia (1), Direito (1) e Elétrica-Eletrônica (1).
Em Resende, há cinco oportunidades nos setores de Administração (4) e Pedagogia (1).
Em Campos, são 18 vagas nas áreas de Administração (5), Nutrição (1), Farmácia (2) e Pedagogia (10).
Em Duque de Caxias, há 16 oportunidades em Administração (6), Contabilidade (1), Economia (3), Informática (2) e Pedagogia (4).
Em Macaé, são 21 vagas em Administração (11), Arquitetura e Urbanismo (1), Comunicação (5), Informática (1), Direito (2) e Psicologia (1).
Em Niterói, há 22 oportunidades em Administração (6), Design (1), Elétrica-Eletrônica (3), Embelezamento/Estética (1), Informática (1), Marketing (2), Meio Ambiente (1), Pedagogia (4) e Moda (3).
Em Nova Friburgo, são 34 vagas divididas entre os setores de Biologia (1), Contabilidade (1), Marketing (6) e Pedagogia (26).
Em Nova Iguaçu, há seis oportunidades entre as áreas de Administração (2), Engenharia Ambiental (1), Marketing (1), Pedagogia (1) e Transportes (1).
Em Petrópolis, são 89 vagas em Administração (3), Comunicação (1), Contabilidade (1) e Pedagogia (84).
Em Três Rios, há sete oportunidades em Administração (2), Comunicação (1), Construção Civil (1), Contabilidade (1), Engenharia de Produção (1) e Esportes (1). Já em Teresópolis, há apenas uma vaga para Marketing.
Para quem busca oportunidades de Jovem Aprendiz e de estágio de nível técnico, o Ciee concentra 713 vagas.
No Rio de Janeiro, são 197 vagas para Aprendiz, 93 para Ensino Médio, 18 para Técnico em Administração, 17 para Técnico em Eletrônica, uma para Técnico em Informática, duas para Técnico em Segurança e seis para Técnico em Mecânica.
Em Barra Mansa, há 23 oportunidades para Aprendiz, três para Ensino Médio, duas para Técnico em Administração e uma para Técnico em Odontologia.
Em Resende, há uma vaga para Aprendiz e duas para Ensino Médio.
Em Campos, são quatro oportunidades para Aprendiz, 14 para Ensino Médio, três para Técnico em Administração e uma para Técnico em Informática.
Em Macaé, são 39 vagas para Aprendiz, três para Ensino Médio, duas para Técnico em Eletrônica e uma para Técnico em Transportes.
Em Niterói, há 147 oportunidades para Aprendiz, 12 para Ensino Médio e duas para Técnico em Eletrônica.
Em Nova Friburgo, há uma vaga para Aprendiz e 15 para Ensino Médio.
Em Nova Iguaçu, há 34 oportunidades para Aprendiz, três para Ensino Médio, uma para Técnico em Administração, uma para Técnico em Informática e uma para Técnico em Segurança.
Em Duque de Caxias, são 12 vagas para Aprendiz, 18 para Ensino Médio, duas para Técnico em Administração, seis para Técnico em Enfermagem e duas para Técnico em Informática.
Em Petrópolis, há 11 oportunidades para Aprendiz e seis para Ensino Médio.
Em Três Rios, são três vagas para Aprendiz e três para Ensino Médio.