Rio - O mercado de trabalho do Rio de Janeiro está com pelo menos 6.718 vagas de trabalho, estágio e jovem aprendiz para profissionais e estudantes de diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são voltadas tanto para pessoas sem experiência comprovada em carteira de trabalho quanto para aquelas com deficiência (PCDs). Há também diversas posições para os setores de serviços administrativos, vendas, comércio, serviços gerais e construção civil.
Confira:
Setrab
O Governo do Estado divulga 1.765 oportunidades de emprego formal no Rio de Janeiro esta semana, captadas pela Secretaria de Trabalho e Renda. Por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), são oferecidas 913 posições com carteira assinada, distribuídas pelas regiões Metropolitana, Serrana, Costa Verde e Médio Paraíba. Para quem busca estágio ou uma chance como Jovem Aprendiz, há um total de 852 ofertadas pela Fundação Mudes.
A Região Metropolitana oferece de dois a três salários mínimos (R$ 3.036 a R$ 4.554) para as posições de mecânico a diesel e motorista de caminhão, que exigem experiência anterior e o Ensino Médio. Sem exigência de experiência, há oportunidades para açougueiro, auxiliar de estoque e balconista. Para pessoas com deficiência (PcD), são 223 vagas para diferentes funções e remunerações.
Nas cidades de Valença e Vassouras, no Médio Paraíba, foram captadas 37 oportunidades, com remuneração média de um salário mínimo. Na Costa Verde, as sete ofertas de emprego são no município de Angra dos Reis, com remuneração variando de um a dois salários mínimos, para funções como as de pedreiro e servente de pedreiro. Já na Região Serrana, foram divulgadas 217 vagas, com remuneração de dois a três salários mínimos, para auxiliar de limpeza, com experiência anterior e Ensino Fundamental exigidos.
Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine com os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. O endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas podem ser encontrados no Painel Interativo de Vagas, disponível no site.
Uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e as instituições Fundação Mudes e CIEE resultou na oferta de estágios para diferentes níveis de escolaridade, além de oportunidades para jovem aprendiz. A fundação oferece, esta semana, 852 vagas de estágio nos níveis Superior, Médio e Técnico. Para se candidatar, basta acessar o site.
SMTE
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) anuncia 1.212 postos de trabalho na cidade. No total, 249 vagas são destinadas para pessoas com deficiência.
Nesta semana, há 130 vagas de emprego para quem quer trabalhar em lojas. São 120 oportunidades para atendente. É preciso ter Ensino Médio completo e seis meses de experiência. E estão sendo oferecidas também dez vagas para fiscal de loja em Copacabana, Botafogo, Rio Comprido e Pilares.
Na lista, há ainda 248 vagas para atendente de telemarketing na Cidade Nova e em Del Castilho. E mais: 57 para motorista e ajudante; 45 para doméstica; 43 para cozinheiro e auxiliar de cozinha; 36 para instrutor de inglês; 15 para auxiliar de enfermagem, entre muitas outras oportunidades em diferentes bairros.
Para pessoas em busca de estágio, há vagas para quem está cursando Administração (8); Pedagogia (4); Engenharia (4); Ciências Contábeis (2); Marketing (2); Ciência da Computação (2); Gestão de Recursos Humanos (2); Arquitetura (1); Turismo (1); Comunicação (1); Publicidade (1); Direito (1); Nutrição (1); Técnico em Eletrônica (1); Tecnologia da Informação (1); Técnico em Química (1).
Os trabalhadores que quiserem cadastrar o currículo no banco de oportunidades da SMTE podem acessar o link https://tr.ee/L30k1tDGoz.
Pessoas sem acesso à internet podem fazer a inscrição presencialmente em uma das sete Centrais do Trabalhador, nos seguintes endereços: Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, no CIAD); Campo Grande (Rua Coxilha, s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400, salas 247 e 248); Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58); e Tijuca (Rua Camaragibe, 25). Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Os candidatos devem levar RG, CPF, PIS e currículo para fazer a inscrição. Pessoas com deficiência podem enviar o currículo para o e-mail vagaspcd.smte@gmail.com ou comparecer ao Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD), referência na busca e na oferta de oportunidades de emprego para pessoas com deficiência no município, no Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997).
CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferta 1.292 oportunidades de estágio, sendo 697 para o ensino superior. Os interessados devem acessar o site.
No Rio de Janeiro, são 401 vagas divididas entre as áreas de Administração (129), Arquitetura e Urbanismo (5), Arquivologia (6), Comércio Exterior (1), Comunicação (6), Construção Civil (15), Contabilidade (22), Design (8), Direito (80), Economia (1), Elétrica-Eletrônica (10), Enfermagem (6), Engenharia de Produção (2), Esportes (2), Gastronomia (6), Hotelaria (5), Informática (26), Marketing (17), Nutrição (1), Pedagogia (37), Produção Mecânica (2), Psicologia (10), Química (2), Serviço Social (1) e Telecomunicações (1).
Em Barra Mansa, são 36 oportunidades em Administração (29), Arquitetura e Urbanismo (1), Comunicação (2), Contabilidade (1), Direito (2) e Elétrica/Eletrônica (1).
Em Resende, há 60 oportunidades nos setores de Administração (5), Contabilidade (1), Direito (1), Pedagogia (50) e Serviço Social (3).
Em Campos, são cinco vagas nas áreas de Administração (3), Design (1) e Direito (1).
Em Macaé, são 30 vagas em Administração (10), Comunicação (3), Contabilidade (2), Design (1), Direito (3), Enfermagem (1), Informática (4), Marketing (2), Nutrição (1), Pedagogia (2) e Psicologia (1).
Em Niterói, há 40 oportunidades em Administração (8), Arquitetura e Urbanismo (2), Comunicação (2), Construção Civil (3), Contabilidade (1), Direito (6), Elétrica-Eletrônica (3), Informática (3), Marketing (2), Pedagogia (9) e Produção Mecânica (1).
Em Nova Friburgo, são 22 vagas divididas entre os setores de Administração (5), Marketing (2) e Pedagogia (15).
Em Nova Iguaçu, há 11 oportunidades entre as áreas de Administração (6), Contabilidade (1), Direito (1), Engenharia Ambiental (1) e Informática (2).
Em Duque de Caxias, há 13 oportunidades em Administração (4), Construção Civil (1), Design (1), Economia (3), Engenharia de Produção (1), Marketing (1), Pedagogia (1) e Psicologia (1).
Em Petrópolis, são 78 vagas em Administração (7), Comunicação (1), Contabilidade (2), Hotelaria (2), Marketing (1) e Pedagogia (65).
Em Três Rios, há uma oportunidade em Administração.
Para quem busca oportunidades de Jovem Aprendiz e de estágio de nível técnico, o Ciee concentra 595 vagas.
No Rio de Janeiro, são 168 vagas para Aprendiz, 98 para Ensino Médio, 15 para Técnico em Administração, duas para Técnico em Construção Civil, uma para Técnico em Educação, seis para Técnico em Elétrica/Eletrônica, duas para Técnico em Indústria, seis para Técnico em Mecânica, duas para Técnico em Saúde e uma para Técnico em Segurança.
Em Barra Mansa, há 13 oportunidades para Aprendiz, 10 para Ensino Médio e duas para Técnico em Administração.
Em Resende, há quatro vagas para Aprendiz, quatro para Ensino Médio, uma para Técnico em Elétrica/Eletrônica, uma para Técnico em Indústria e duas para Técnico em Saúde.
Em Campos, são 14 oportunidades para Aprendiz, oito para Ensino Médio, cinco para Técnico em Administração, quatro para Técnico em Mecânica e uma para Técnico em Segurança.
Em Macaé, são 30 vagas para Aprendiz, quatro para Ensino Médio, duas para Técnico em Administração e duas para Técnico em em Elétrica/Eletrônica.
Em Niterói, há 96 oportunidades para Aprendiz, nove para Ensino Médio, uma para Técnico em Administração, duas para Técnico em Agropecuária e duas para Técnico em Elétrica/Eletrônica.
Em Nova Friburgo, há uma vaga para Aprendiz e oito para Ensino Médio.
Em Nova Iguaçu, há 19 oportunidades para Aprendiz, seis para Ensino Médio, quatro para Técnico em Administração e uma para Técnico em Segurança.
Em Duque de Caxias, são nove vagas para Aprendiz, 10 para Ensino Médio e sete para Técnico em Saúde.
Em Petrópolis, há seis oportunidades para Aprendiz e quatro para Ensino Médio.
Em Três Rios, há uma vaga para Aprendiz e uma para Ensino Médio.
CIEE promove mais um Mutirão de Oportunidades no Terminal Gentileza
Na próxima terça-feira (17), das 7h às 15h, o Terminal Gentileza será, mais uma vez, palco de um grande mutirão de oportunidades para quem busca ingressar no mercado de trabalho. O CIEE Rio, por meio do programa “CIEE em Movimento”, realizará mais uma ação presencial voltada para estudantes que buscam vagas de estágio e jovem aprendiz.
Ao todo, estão sendo oferecidas 2.441 vagas em todo o estado do Rio de Janeiro, sendo 1.823 para estágio e 618 para aprendiz. Só na capital, são 1.267 oportunidades, sendo 958 para estágio e 309 para jovem aprendiz.
Principais áreas de atuação – Estágio: - Administração - Ensino Médio - Jurídica - Contabilidade - Marketing - Informática - Comunicação - Construção Civil - Técnico em Elétrica e Eletrônica - Saúde - Gastronomia - Arquitetura e Urbanismo
Principais áreas de atuação – Jovem Aprendiz: - Administrativo - Comércio e Varejo - Alimentação - Logística - Produção - Indústria da Carne - Turismo e Hotelaria - Asseio e Conservação - Caminho - Operador de Caixa - Vendedor
O mutirão é uma oportunidade para quem deseja tirar dúvidas, atualizar cadastro, se candidatar às vagas e conhecer melhor o funcionamento dos programas de estágio e jovem aprendiz.
“O CIEE Rio reforça que o quadro de vagas é dinâmico. Por isso, manter o cadastro atualizado no nosso portal é fundamental para que os candidatos tenham acesso rápido às oportunidades. Nosso objetivo é seguir levando informação, orientação e oportunidades para quem quer construir seu futuro”, destaca Luiz Gustavo Coppola, CEO do CIEE Rio.
Instituto Incluir
O Instituto Rede Incluir promoverá nesta terça-feira (17), a nova edição do Circuito Dia D – Feirão de Empregos, no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Centro do Rio. A iniciativa representa uma ação voltada para ampliar a inserção de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho formal, disponibilizando mais de 380 oportunidades profissionais.
O feirão contará com a participação de empresas de diversos segmentos, incluindo logística, enfermagem, fisioterapia, tecnologia, administração e transporte, todas comprometidas com práticas de empregabilidade inclusiva. A realização do evento é resultado de uma parceria entre o instituto, a Superintendência Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e o TRT da 1ª Região.
Além das oportunidades de emprego, o evento oferecerá atendimento jurídico especializado para orientação sobre questões previdenciárias, incluindo dúvidas sobre o INSS, auxílio inclusão, BPC/LOAS e aposentadoria.
RD Saúde
A RD Saúde, rede de varejo farmacêutico do Brasil — com as marcas Raia e Drogasil — está com 187 vagas abertas no Rio. As oportunidades abrangem áreas estratégicas do grupo, como Farmácias e Centros de Distribuição.
Os interessados podem se inscrever pela internet. Basta acessar a página Trabalhe Conosco no site da RD Saúde, escolher a unidade de negócio desejada, selecionar a cidade e realizar a inscrição. As vagas são para as seguintes funções: atendentes (136), farmacêuticos (40), conferente logística (6), motorista (1), ajudante de motorista (4).
Para se candidatar às vagas de farmácia, o interessado deve acessar o link. Já quem busca colocação nas funções de motorista e ajudante de motorista, a inscrição é feita na página específica.
A companhia oferece um plano de carreira estruturado, em que a jornada de desenvolvimento – do cargo de entrada até a liderança – leva, em média, apenas dois anos e meio.
Além disso, são mais de 40 benefícios pensados para o bem-estar dos funcionários e de suas famílias. Entre os principais, estão: plano de saúde e odontológico, vale-transporte, auxílio alimentação, incentivo à prática de atividades físicas, trilhas de desenvolvimento profissional, participação nos lucros e apoio à educação — com destaque para o curso superior de graduação em Farmácia, exclusivo para colaboradores, com parte da mensalidade subsidiada pela empresa.
Grupo DPSP
O Grupo DPSP, dono das redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, está com 18 vagas abertas para o programa de jovem aprendiz no Rio. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 20 de junho. A iniciativa oferece benefícios como assistência médica e odontológica, cesta básica, seguro de vida, auxílio refeição, vale-transporte, Wellhub, convênios educacionais, plano de carreira, entre outros.
As oportunidades são para jovens com mais de 16 anos com ensino médio cursando ou completo. Para se candidatar, não é necessário ter experiência, sendo uma porta de entrada para o primeiro emprego.
Enel
Até o fim do mês de julho, a Enel Rio está com 120 novas vagas na Escola de Eletricistas, nos municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói e São Gonçalo. Os interessados podem se inscrever aqui.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.