Anúncio dos selecionados será realizado em 6 de agostoDivulgação/Keiny Andrade

Rio - A Fundação Bunge está com inscrições abertas para as turmas do segundo semestre de 2025 do projeto "De Grão em Pão". A iniciativa é gratuita e direcionada a pessoas a partir de 18 anos em situação de vulnerabilidade social, oferece formação teórica e prática em panificação e confeitaria no Rio de Janeiro. Os interessados devem se candidatar pela internet até o dia 1º de julho. O anúncio dos selecionados será realizado em 6 de agosto.
As aulas são ministradas em parceria com o Senai. Durante o curso, com quatro meses de duração, os alunos recebem uniforme, material didático, bolsa auxílio e formação socioemocional para auxiliar no planejamento profissional, além de acesso a uma trilha formativa em parceria com o Sebrae, caso prefiram empreender.
Após a conclusão das aulas, os participantes serão conectados a vagas de trabalho em padarias no regime CLT e com salários compatíveis com o mercado. A previsão é formar sete turmas até dezembro.
Durante o curso, os alunos desenvolvem tanto habilidades básicas e transferíveis para diferentes áreas quanto competências específicas voltadas para funções e setores determinados. Além de aprenderem os conceitos, eles também têm acesso a plataformas digitais com experiências práticas, onde podem simular situações reais do ambiente profissional.
"O desafio da escassez de mão de obra qualificada no setor de panificação não é de hoje. Desde 2022, quando lançamos o De Grão em Pão, a falta de profissionais já era um ponto a ser observado", afirmou Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.
"Nesse cenário, estratégias de inclusão produtiva se tornam essenciais. E, para que essas iniciativas tenham sucesso, é muito importante oferecer uma boa capacitação técnica, além de também trabalhar com esses novos profissionais habilidades valorizadas no mercado de trabalho atual. É isso que nos propusemos a fazer com o projeto, que já formou mais de 160 jovens", acrescentou.