Interessados nos cursos da Firjan Senai devem procurar uma das unidades que oferecem as capacitaçõesPaula Johas/Firjan

A Firjan Senai está com inscrições abertas para 1.160 vagas gratuitas em cursos técnicos para a capital. As oportunidades abrangem diversas áreas e estão distribuídas em seis unidades. As inscrições, também gratuitas, devem ser feitas exclusivamente de forma presencial até 28 de junho.

Na cidade do Rio de Janeiro, nos bairros de Vila Isabel, Maracanã, Tijuca e Benfica (Zona Norte) e Jacarepaguá e Santa Cruz (Zona Oeste), serão oferecidas 29 turmas em cursos técnicos como Planejamento e Controle da Produção, Soldagem, Desenvolvimento de Sistemas, Rede de Computadores, Multimídia, Refrigeração e Climatização, Mecânica, Alimentos, Edificações, Sistemas de Energia Renovável e Construção Naval, entre outros.

Já na Região Metropolitana, há quase 900 vagas em Itaguaí, Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e São Gonçalo. Ainda há 1.960 vagas distribuídas pelos municípios de Petrópolis, Nova Friburgo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Três Rios, Valença, Volta Redonda, Resende, Itaperuna, Campos e Macaé.

Todos os cursos contam com 80% da carga horária realizada em aulas e atividades presenciais, e 20% autoestudo – ou seja, serão quatro dias da semana na unidade Firjan Senai e um dia para o aluno desenvolver atividades individuais, indicadas pelo instrutor ou estudos realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por isso, é fundamental que o candidato tenha acesso a um computador com conexão à internet.

As aulas terão início em 4 de agosto, e há oportunidades nas seguintes áreas: Alimentos; Automação e Mecatrônica; Construção Civil; Construção Naval; Eletroeletrônica; Energias Renováveis; Gestão; Gráfica, Mídias Impressas e Digitais; Logística; Metalmecânica – Mecânica; Metalmecânica – Soldagem; Química; Refrigeração e Climatização; Segurança do Trabalho; TI – Hardware; TI – Software e Vestuário.
Processo seletivo

Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta seja de até 1,5 salário mínimo federal, comprovado por meio de uma autodeclaração.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição e matrícula. O resultado será divulgado na unidade Firjan Senai onde o candidato realizou a prova. Em caso de empate, critérios de desempate incluem maior nota em Língua Portuguesa, maior nota em Matemática, maior idade e ordem de inscrição.

A prova de seleção será realizada no dia 5 de julho, das 10h às 12h, consistindo em questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos devem apresentar comprovante de inscrição, documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta.
Outras informações poderão ser obtidas diretamente na unidade Firjan Senai mais próxima ou no site firjansenai.com.br.