Interessados nos cursos da Firjan Senai devem procurar uma das unidades que oferecem as capacitaçõesPaula Johas/Firjan
Na cidade do Rio de Janeiro, nos bairros de Vila Isabel, Maracanã, Tijuca e Benfica (Zona Norte) e Jacarepaguá e Santa Cruz (Zona Oeste), serão oferecidas 29 turmas em cursos técnicos como Planejamento e Controle da Produção, Soldagem, Desenvolvimento de Sistemas, Rede de Computadores, Multimídia, Refrigeração e Climatização, Mecânica, Alimentos, Edificações, Sistemas de Energia Renovável e Construção Naval, entre outros.
Já na Região Metropolitana, há quase 900 vagas em Itaguaí, Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e São Gonçalo. Ainda há 1.960 vagas distribuídas pelos municípios de Petrópolis, Nova Friburgo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Três Rios, Valença, Volta Redonda, Resende, Itaperuna, Campos e Macaé.
Todos os cursos contam com 80% da carga horária realizada em aulas e atividades presenciais, e 20% autoestudo – ou seja, serão quatro dias da semana na unidade Firjan Senai e um dia para o aluno desenvolver atividades individuais, indicadas pelo instrutor ou estudos realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por isso, é fundamental que o candidato tenha acesso a um computador com conexão à internet.
As aulas terão início em 4 de agosto, e há oportunidades nas seguintes áreas: Alimentos; Automação e Mecatrônica; Construção Civil; Construção Naval; Eletroeletrônica; Energias Renováveis; Gestão; Gráfica, Mídias Impressas e Digitais; Logística; Metalmecânica – Mecânica; Metalmecânica – Soldagem; Química; Refrigeração e Climatização; Segurança do Trabalho; TI – Hardware; TI – Software e Vestuário.
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta seja de até 1,5 salário mínimo federal, comprovado por meio de uma autodeclaração.
Não haverá cobrança de taxa de inscrição e matrícula. O resultado será divulgado na unidade Firjan Senai onde o candidato realizou a prova. Em caso de empate, critérios de desempate incluem maior nota em Língua Portuguesa, maior nota em Matemática, maior idade e ordem de inscrição.
A prova de seleção será realizada no dia 5 de julho, das 10h às 12h, consistindo em questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos devem apresentar comprovante de inscrição, documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.